Queimaduras

Insolação: saiba mais sobre prevenção e tratamento

Publicado em 23 de agosto de 2017

A falta de cuidados com a insolação pode trazer consequências graves, como queimaduras de 2º e 3º graus

A exposição excessiva e irresponsável ao sol pode trazer mais problemas do que se imagina. A insolação pode causar desidratação grave e até mesmo queimaduras de 2º e 3º graus. Desta forma, é preciso se precaver. E isso pode ser feito de formas simples, como não tomar sol entre os horários de 12h e 16h, usar com frequência o filtro solar e jamais deixar de carregar consigo bonés, chapéus que auxiliam na proteção. Em caso de dúvida quanto à insolação, é preciso estar atento aos principais sintomas: dor de cabeça forte, tontura, má disposição, vômitos, diarreia, sensação de febre, calor e suor excessivos e sensação de queimação na pele e pele vermelha.

Ao contrário do que o senso comum imagina, a insolação pode se dar em qualquer ambiente, ainda que seja mais provável de ocorrer em praias e piscinas. Regiões quentes e abafadas, principalmente durante o verão, são locais que merecem atenção especial. Em casos onde a insolação é comprovada, alguns procedimentos devem ser efetuados para se iniciar o tratamento. Buscar abrigo longe do sol em local fresco e arejado é a primeira medida. É preciso ainda se hidratar com bastante água ou sucos de fruta, tomar banho com água pouco fria e aplicar compressas de soro fisiológico sobre o corpo para ajudar a refrescar a pele. Cremes hidratantes também são indicados.

Por mais brandos que sejam os sintomas, eles podem ser o sinal de que a pessoa está com insolação e pode correr maiores riscos, como queimaduras mais graves. Nestes casos, o ideal é encaminhar o paciente para atendimento médico hospitalar especializado. A Cepelli, Centro Clinico Avançado no tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis desde 2013 recebendo pacientes e realizando tratamentos para o bem-estar e a recuperação dos atendidos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar