Tratamento de Queimaduras

Tratamento de Queimaduras: o que fazer quando começa a coçar?

Publicado em 14 de março de 2018

Em muitos casos, como ao tomar Sol, é importante saber como proceder para não prejudicar o tratamento de queimaduras

Um dos tipos de lesão mais frequente durante o verão é a queimadura por exposição ao Sol. Ela ocorre em função da longa exposição à radiação ultravioleta dos raios solares e pode causar bolhas e coceiras.

Nestes casos, o ideal é buscar ajuda de um médico dermatologista para realizar o correto tratamento de queimaduras de acordo com a gravidade da lesão. De uma forma geral, ao observar queimaduras causadas pelo Sol, veja o que deve ser feito:

PRIMEIROS SOCORROS: uma das melhores formas de realizar o tratamento de queimaduras oriundas do Sol é deixar cair sobre a área afetada água corrente e em temperatura ambiente até que a dor do paciente diminua. Depois, é aconselhável que se faça compressas com toalhas úmidas por um período entre dez e quinze minutos diversas vezes ao dia. O uso de hidratantes também é bem-vindo, mas é importante ter indicação médica para que nenhum componente cause a piora da lesão;

O QUE NÃO SE DEVE FAZER: muitas pessoas têm o hábito de disseminar e seguir receitas caseiras quando o tratamento de queimaduras envolve lesões mais leves, as chamadas de 1º grau. No entanto, além de retardar o tratamento da lesão, pode piorar a situação, pois substâncias presentes em pastas de dente, vaselina, manteiga e óleos, entre outros, pode contaminar a queimadura com germes e bactérias, além bloquear os poros e dificultar a cicatrização da pele;

BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL: após os primeiros socorros, o melhor a fazer é buscar ajuda de um profissional médico para avaliação do melhor tratamento de queimaduras. Desta forma, é mais difícil adotar medidas erradas e que, ao invés de acelerar o processo de recuperação, agravem a situação e gerem lesões mais graves que as feridas causadas pelo Sol.

A Cepelli atua em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013 como referência no tratamento de queimaduras e feridas. Dotados da mais moderna tecnologia e de atendimento humanizado, estamos aptos para receber pacientes e realizar os tratamentos necessários para recuperação.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar