Cirurgia pós-bariátrica: os pré-requisitos para realizar o procedimento

Cirurgia pós-bariátrica: os pré-requisitos para realizar o procedimento

Publicado em 16 de julho de 2020

Saiba quais são as condições de exigência médica e de saúde para realizar a cirurgia pós-bariátrica

 

A cirurgia bariátrica é uma intervenção que gera, gradualmente, grande perda de peso aos pacientes. A consequência natural, além dos benefícios à saúde, é o excesso de pele e a flacidez em algumas regiões do corpo, sobretudo em braço e pernas, seios e nádegas e no abdômen. A silhueta pouco definida acarreta a necessidade da cirurgia pós-bariátrica.

 

Cirurgia plástica reparadora corrige problemas causados pelo excesso de pele e cumpre papel além da aparência estética.

 

A pós-bariátrica, chamada também de cirurgia plástica reparadora, como o próprio nome sugere, visa não apenas a parte estética do paciente, mas a correção de problemas causados pelo excesso de pele, como dermatite nas dobras, dificuldade de movimentação e desequilíbrio corporal. Em alguns casos o acúmulo de suor e sujeiras pode ocasionar assaduras e infecções. Acompanhe abaixo os pré requisitos básicos para realizar o procedimento:

 

Peso estável

A recomendação médica para a cirurgia pós-bariátrica sofre variação entre pacientes, na medida em que cada um tem sua própria evolução na perda de peso. É consenso, no entanto, que mais importante do que o prazo estipulado, a estabilidade do peso é determinante para a decisão. Ou seja, o processo de emagrecimento já deve estar findado para que a flacidez estacione e permita o planejamento da operação;

 

Novos hábitos

A cirurgia bariátrica acarreta a rápida perda de peso pela menor ingestão inicial de alimentos. No entanto, é necessário adquirir novos hábitos saudáveis, como exercícios físicos e uma dieta balanceada, para não correr o risco de voltar a engordar.
Pacientes com tendência ao ganho de peso devem se conscientizar que após a cirurgia reparadora, a pele pode ser esticada novamente, causando mais flacidez e estrias;

 

Acompanhamento

A cirurgia pós-bariátrica demanda acompanhamento multidisciplinar de profissionais de diversas áreas de atuação. Cirurgiões plásticos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros, devem atuar, orientar e mensurar resultados para que os pacientes sintam-se mais confiantes e determinados a atingir as metas necessárias para a intervenção.

 

A Cepelli atua em Florianópolis/SC com equipe altamente gabaritada para intervenções bariátricas e pós-bariátricas. Contamos com os mais modernos recursos em tecnologia na área de saúde, corpo clínico multidisciplinar e atendimento humanizado para permitir ao paciente a melhor estrutura e recuperação após os procedimentos.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar