Cirurgias bariátricas: os riscos para pacientes sem acompanhamento médico

Cirurgias bariátricas: os riscos para pacientes sem acompanhamento médico

Publicado em 11 de agosto de 2020

Mais do que um procedimento, as cirurgias bariátricas demandam uma série de cuidados e adaptações do estilo de vida que precisam ser monitorados

 

Qualquer intervenção cirúrgica, por si só, oferece riscos e deve ser acompanhada de perto por médicos e profissionais de saúde. A cirurgia bariátrica não é exceção. Pelo contrário, por trazer grandes alterações físicas e psicológicas, deve ser monitorada de perto por uma equipe multidisciplinar.

 

Tratamento de cirurgia bariátrica envolve, além do cirurgião, outras especialidades médicas essenciais para que o paciente atinja os resultados necessários.

 

Não se trata apenas de um pré-operatório, um procedimento e alguns dias de recuperação. O tratamento de cirurgia bariátrica tem início e fim bem distantes da mesa de operação em si. Além do cirurgião, a presença de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, endocrinologistas e enfermeiros é salutar na evolução do paciente. Conheça os riscos para indivíduos sem acompanhamento devido:

 

Volta do peso

Certamente, é o maior temor de todos os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica.
A falta de comprometimento – ao pensar que a intervenção resolve a questão – e de monitoramento médico pode gerar cansaço, desequilíbrio, pele ressecada, queda de cabelo e unhas quebradiças, causados pela menor absorção de ferro, cálcio e vitaminas como B12 e D;

 

Lesões mais graves

Cirurgias bariátricas mexem tanto com o estado físico e psíquico do paciente que podem causar lesões mais graves caso o tratamento não seja efetuado com critério. Embora menos frequentes, fragilidades nos ossos, osteoporose precoce, perda de dentes, anemia e outras deficiências neurológicas podem aparecer, resultado da má alimentação, associada ao sedentarismo e à menor absorção de nutrientes;

 

Reincidência de doenças

A cirurgia bariátrica visa a redução de peso e, à reboque, o controle de outras doenças, como hipertensão e diabetes. No entanto, pacientes que voltam a engordar podem – ao invés de minimizar ou até mesmo deixarem de sofrer de alguma enfermidade – apresentar quadros observados antes da intervenção cirúrgica.

 

Como se percebe, o paciente que deseja se submeter ao tratamento para cirurgia bariátrica deve ter em mente que não basta perder peso. É necessário comprometimento físico e mental, com novos hábitos que incluem desde a alimentação saudável ao exercício físico regular. A Clínica Cepelli atua em Florianópolis/SC e está apta a receber e tratar pacientes com indicação de bariátrica. Para isso, dispomos de equipe multidisciplinar altamente qualificada recursos tecnológicos de última geração em saúde.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar