Clínica especializada em feridas

Clínica especializada em feridas: entenda os tipos de ferida

Publicado em 6 de novembro de 2019

Há dois tipos principais de feridas, as crônicas e as agudas, as duas precisam ser tratadas por uma clínica especializada em feridas.

Feridas são sempre preocupantes sejam elas sentimentais ou físicas, feridas podem se agravar ou não dependendo do estado de saúde do paciente. As feridas de pele são definidas como interrupções da integridade cutâneo-mucosa que resultam no desequilíbrio da saúde, muitas vezes impedindo ou dificultando atividades básicas do dia a dia, como a locomoção.

Pessoas idosas ou com quadro de internação prolongada, são as mais tendenciosas a adquirirem feridas. As feridas são divididas em dois tipos principais com ramificações Agudas e Crônicas, vamos explicar um pouco como é cada uma.

Feridas crônicas: Quando o processo de cicatrização não ocorre da forma esperada. Alguns médicos indicam que toda ferida com mais de 6 meses é considerada lesão crônica. Geralmente, estão associadas a doenças pré-existentes, como diabetes e insuficiência venosa. São exemplos de feridas crônicas as lesões por pressão, feridas do pé diabético, feridas infectadas, úlceras varicosas, entre outras.

Feridas agudas: São menos preocupantes, em geral, a cicatrização ocorre dentro do período esperado e sem complicações. As principais causas são quedas, batidas, mas também podem ser feridas térmicas (queimaduras), infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

Além dessas duas classificações, as feridas podem, ainda, ser categorizadas como:

Superficiais: quando ocorrem na epiderme, derme ou hipoderme;

Profundas: quando outras estruturas são atingidas, como músculos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, órgãos cavitários, etc.

Fechadas: quando a continuidade da pele e dos tecidos não é danificada;

Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção;

Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização;

Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade. Quando apresentam processo infeccioso (por estarem contaminadas, colonizadas ou infectadas), podem conter tecidos desvitalizados, exsudação abundante e odor característico.

A Clínica Cepelli é especializada em tratamento de feridas. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar