Obstrução arterial

Como evitar ou tratar úlceras vasculares?

Publicado em 24 de abril de 2019

Úlceras vasculares: saiba como identificar os sintomas e trata-los corretamente

Você sabe o que são úlceras vasculares? Causadas por diversos fatores, como doenças pré-existentes, sedentarismo, tabagismo e até hereditariedade, as úlceras vasculares são lesões superficiais ou profundas que surgem através de problemas vasculares, ou seja, dificuldades ou irregularidades na circulação do sangue.

Alguns fatores, como a diminuição na umidade e nutrição da pele, que são mantidas pelo sistema vascular, podem complicar a distribuição de sangue pelo corpo, levando ao aparecimento de úlceras vasculares.

Contudo, existem dois tipos de úlceras e, para cada uma, os sintomas, o tratamento e a prevenção são diferentes. Confira abaixo como proceder em casos de úlceras arteriais:

 

Causas: As úlceras arteriais são formadas quando há uma obstrução das artérias. A falta de sangue e da circulação sanguínea, que é rica em oxigênio e nutrientes, resulta em morte celular e formação de placas de gordura na parede das artérias, o que provoca as lesões. Problemas como diabetes, colesterol alto e vício em cigarros podem resultar no aparecimento das úlceras arteriais.

Sintomas: As úlceras arteriais provocam diversos sintomas, porém são apresentadas de formas e intensidades diferentes em cada paciente. Dessa forma, é necessário manter-se atento quando:

– Sentir dificuldades para colocar os pés no chão, sentindo grandes dores nessa região;

– A dor ficar mais intensa quando começar a caminhar e a se movimentar;

– A dor ficar maior durante à noite;

– A pele na região afetada ficar sensível e fria.

OBS: Esses sintomas podem surgir em regiões acima da canela e nas extremidades dos dedos dos pés.

Tratamento: É importante seguir corretamente as recomendações médicas para o tratamento da úlcera arterial. O uso de meias compressoras e repouso é essencial para o bom andamento do tratamento. Além disso, mudanças de hábitos alimentícios e higiene correta na região afetada são muito bem-vindas.

Prevenção: Manter hábitos considerados saudáveis é uma prática que deve ser levada para a vida toda. O bom funcionamento do seu sistema circulatório depende de pequenas atitudes como a prática de exercícios e caminhadas, alimentação adequada rica em legumes e verduras, descanso dos membros em posição elevada acima da região do coração, evitar fumar e mudar constantemente a posição do seu corpo, evitando ficar com as pernas descruzadas.

Clínica Cepelli é especialista em tratamentos de queimaduras e doenças de pele de pessoas de todas as idades. Tratamos nossos clientes com todo o cuidado, oferecendo a eles um tratamento de qualidade, a base de remédios, exames e orientação médica.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Úlceras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

Voltar