Graus de queimaduras – Cepelli
Como identificar o grau das queimaduras
Elas recebem essa classificação conforme a gravidade e a profundidade do ferimento. Quanto mais profunda a queimadura, maior o estrago.
A de primeiro grau é superficial e causa apenas vermelhidão na pele, resultado da dilatação das veias – o que geralmente acontece quando tomamos muito sol.
Na de segundo grau, os vasos se dilatam mais e parte do líquido em seu interior escapa, provocando bolhas. Água ou gordura fervente sobre a pele – ou mesmo muita horas de exposição ao sol – podem causar esse tipo de queimadura.
Na de terceiro grau, parte do tecido chega a ser destruído e é atingida também a camada de gordura logo abaixo da pele: a hipoderme.
Há ainda as queimaduras de quarto grau, que atacam até os ossos e costumam acontecer em acidentes sérios como incêndios e explosões, que deixam a vítima carbonizada.
A gravidade de uma queimadura não depende da profundidade, mas também depende da extensão. Uma queimadura de segundo grau que pode atingir o corpo todo pode, ser muito pior do que uma de terceiro grau localizada na mão.
Cuidados necessários aos queimados
Cada tipo de queimadura requer um cuidado especial e específico, dependendo do agente causador (larvas, água-viva, urtiga, corrente elétrica, entre outros agentes) da extensão, e da profundidade dos ferimentos, porém de um modo geral, prestam-se os primeiros socorros, e em caso de necessidade encaminha-se a vítima a um posto de atendimento ou hospital.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui