Tratamento de Feridas Crônicas

A importância da enfermagem no tratamento de feridas crônicas

Publicado em 21 de junho de 2017

Saiba quais são os cuidados profissionais para o tratamento de feridas crônicas

Quando o paciente requer uma atenção especial para o tratamento de feridas crônicas, é necessário o acompanhamento profissional de uma equipe de enfermagem. Essa é uma especialidade prevista e reconhecida pelos órgãos competentes da profissão. Uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do ano de 2015 diz que é de competência da equipe de enfermagem o cuidado, a avaliação e prescrição para esse tipo de tratamento.
Para entender melhor a obrigação dos profissionais de saúde nesse caso, é preciso saber o que é de fato uma ferida.

Ela se caracteriza por ser um corte na pele, em tamanhos variados, de menor a maior extensão, que pode ser causada por diversos tipos de traumas como físico, químico ou mecânico. Os enfermeiros atendem casos de tratamento de feridas crônicas a nível ambulatorial onde o machucado é analisado para dar início ao tratamento dos curativos. A qualificação dos profissionais expõe todo conhecimento teórico e prático para que o tratamento seja eficaz na escolha do método que será seguido. As feridas têm maior tendência para surgir em pacientes diagnosticados com diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, pois complicações vasculares são frequentes e com isso, o tecido corpóreo fica mais comprometido. Essas lesões costumam piorar em pacientes com histórico de tabagismo e obesidade, pois são doenças que dificultam a cicatrização no tratamento de feridas crônicas.

Outro grupo de risco é o paciente que se encontra acamado ou em cadeira de rodas. As escaras podem tomar uma proporção maior se não for tratada de maneira adequada pela equipe de enfermagem. A avaliação é feita e o cuidado no tratamento de feridas crônicas é ainda mais minucioso, visto que as lesões por pressão podem causar riscos maiores à saúde. A qualificação do pessoal de enfermagem é fundamental para que o tratamento de feridas crônicas seja eficaz em todo o processo de cicatrização já que depende da triagem do profissional, do organismo do paciente e, principalmente, do procedimento correto de acordo com a lesão.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Feridas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar