Dia Mundial do Enfermo

O papel do enfermeiro no tratamento de feridas

Publicado em 11 de setembro de 2019

Você sabe como funciona o tratamento de feridas? Entenda como lidar com elas e os cuidados básicos dentro do hospital e em casa

O papel do enfermeiro dentro dos hospitais é auxiliar pacientes e médicos através do seu conhecimento na área da saúde. O que muitos não sabem é que, com essa autonomia, os enfermeiros são os principais responsáveis pelo tratamento de feridas de todos os tipos, orientando os cuidados que os pacientes precisam ter e acompanhando a cicatrização dessas feridas, até que sejam saradas por completo.

Porém, antes de entender o papel da enfermagem no tratamento de feridas, entenda um pouco sobre elas:

O que é: Feridas são lesões que podem aparecer na pele, córnea, músculos, tendões, mucosa e até nos ossos. As feridas destroem camadas importantes do nosso corpo, abrindo espaço para bactérias e fungos que precisam ser destruídos antes de ocasionar uma infecção grave. As feridas são caracterizadas de acordo com sua causa, tempo para cicatrização e conteúdo bacteriano. Entenda!

Causa: As feridas podem ocorrer após acidentes, após uma cirurgia ou após alguma complicação, como as úlceras.

Cicatrização: Elas podem ser agudas ou crônicas, demorando pouco ou muito tempo para cicatrizar, dependo de seu estado atual ou sua causa. Se ocorrerem infecções, as feridas podem se agravar, então é preciso ficar atento!

Conteúdo bacteriano: As feridas também podem ser classificadas como limpas, contaminadas ou infectadas.

Ulceras: No caso das úlceras, as feridas aparecem devido problemas de circulação associados à diabetes, hipertensão, etc.

Tratamento: A cicatrização de uma ferida ocorre de forma natural, onde os tecidos lesionados vão se recompondo, até fechá-la por completo. Porém, em algumas situações, o corpo não cicatriza essa ferida tão facilmente, precisando de uma ajuda extra no processo. É ai que os enfermeiros entram para cuidar da cicatrização das feridas com o auxílio de medicamentos e procedimentos específicos.

O que faz um enfermeiro?

Cuidar de pacientes feridos é uma das especialidades dos enfermeiros. Esse profissional é responsável por realizar todas as etapas do cuidado com o paciente, desde o começo do tratamento até o seu fim, onde o paciente deve estar 100% curado. Entenda um pouco como funciona esse processo e qual o papel do enfermeiro em cada caso:

Avaliação: O enfermeiro deve avaliar a ferida antes de começar qualquer tipo de tratamento. É importante saber sua localização, tamanho e profundidade, tipo de tecido presente na lesão, sinais de infecção, etc.

Material: Após a avaliação das feridas, o enfermeiro precisa se atentar ao tipo de material que usará para o tratamento. Cada tipo de ferida necessita de um tratamento diferente.

Conheça a Cepelli, clínica para tratamento de queimaduras, feridas e outras doenças de pele. Entre em contato com nossa equipe e agende sua consulta.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar