O que é bom para queimadura?

O que é bom para queimadura?

Publicado em 18 de abril de 2023

Queimaduras são lesões na pele que tem sua gravidade aferida de acordo com a extensão e a profundidade. Neste sentido, podem ser classificadas em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus, da mais leve para a mais grave e, naturalmente, cada uma delas enseja cuidados, tratamentos e sequelas. Se você tem dúvidas sobre o que é bom para queimadura, este texto auxiliará você a entender sobre essa lesão. 

O que causa uma queimadura de primeiro grau?

A queimadura de 1º grau é uma lesão tecidual decorrente de trauma térmico, elétrico, químico ou radioativo. A profundidade e a porcentagem do corpo atingida são pequenas, o que lhe confere essa classificação. Um bom exemplo são as queimaduras causadas pelo Sol, normalmente classificadas como queimaduras de 1º grau.

O que alivia a dor de uma queimadura de 1º grau?

Geralmente, o que é bom para queimadura de 1º grau é água corrente, em temperatura ambiente. Ou seja, ao se deparar com uma situação de lesão desta gravidade, busque interromper a ação do agente causador e esfriar a pele do indivíduo, colocando a área queimada em água abundante e corrente. Normalmente, não há necessidade de ir ao médico ou usar pomadas, pois em poucos dias a pele se restabelece. Dispense “remédios caseiros”. 

O que são queimaduras de 2º grau superficial e profunda?

Queimaduras de 2º grau se dividem em superficial e profunda. Enquanto a primeira acomete a epiderme e a camada papilar da derme, tornando-se muito dolorosa, úmida e com superfície rosada, além da presença de bolha, a segunda acomete a epiderme e a camada reticular da derme, tornando-se seca, com coloração rosa pálido e de dor moderada. 

O que é bom para queimadura de 2º grau?

Em regra, o que é bom para queimadura de 2º grau deve ser definido por um médico, uma vez que a gravidade é maior do que em queimaduras de 1º grau. Sendo assim, o ideal é encaminhar o paciente queimado para o atendimento de emergência ou, se não for possível, chamar a ambulância. A avaliação profissional, após os primeiros socorros, é que determinará a medicação, a necessidade de aplicar creme antibiótico e a necessidade de cirurgia.

Primeiros socorros em casos de queimaduras de 3º grau

Queimaduras de 3º grau são as mais graves e atingem todas as camadas da pele, podendo comprometer músculos, nervos e ossos. Geralmente, são lesões que apresentam pouca ou nenhuma dor, o que não quer dizer que não demande cuidados nos primeiros socorros. O ideal, portanto, é colocar a parte queimada debaixo de água fria corrente, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Se houver roupas ou tecidos grudados ao corpo, não tente retirar. Pacientes com essa gravidade tendem a perder os sentidos e é necessário mantê-los acordados até a chegada de ajuda médica. 

O que não fazer em casos de queimadura

Decidir o que é bom para queimadura deve ser exclusividade médica, uma vez que pode haver sequelas e necessidade de tratamento, a depender da gravidade da lesão. Sendo assim, não se deve aplicar “remédios caseiros”, como pasta de dente, café e manteiga, entre outros, sobre a pele. Da mesma forma, não se deve furar bolhas, pois elas funcionam como proteção ao ferimento. E, a não ser que você esteja diante de uma queimadura simples de 1º grau, não tome a decisão de não procurar um médico. Isso pode ser fundamental para a recuperação da pessoa queimada.

A Cepelli é um Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras e atua como referência, em Florianópolis, Santa Catarina. Desde 2013, atuamos com corpo clínico multidisciplinar, atendimento humanizado e infraestrutura de ponta para atender indivíduos queimados.

 

Voltar