Feridas Crônicas

O que são feridas crônicas e agudas?

Publicado em 12 de janeiro de 2021

Entenda a diferença entre feridas crônicas e agudas e saiba como cuidar de cada uma

As feridas na pele são resultados de diversos problemas de saúde ou acidentes e podem dificultar o dia a dia das pessoas se não forem devidamente tratadas. Essas lesões são caracterizadas como feridas crônicas e feridas agudas. 

A diferença entre feridas crônicas e agudas!

Como já dissemos, as lesões na pele são classificadas em feridas crônicas e agudas, devido ao tempo e dificuldade de cicatrização e profundidade da lesão. Entenda a diferença de cada uma e saiba como tratá-las:

Feridas crônicas

Sabe aquelas feridas que demoram mais de seis meses para cicatrizar? Essas são as feridas crônicas! Geralmente elas estão associadas a doenças pré-existentes como diabetes e insuficiência venosa. Alguns exemplos são as lesões por pressão, feridas infectadas, úlceras varicosas, feridas no pé diabético, entre outras.

Feridas agudas

São mais simples e a cicatrização geralmente ocorre no período esperado e sem demais complicações. As causas mais comuns para as feridas agudas são os traumatismos, queimaduras, feridas infecciosas, vasculares, radioativas, químicas e vasculares. Porém, um diferencial das feridas agudas é que elas podem ser classificadas como:

  • Superficiais: quando atingem a epiderme, derme ou hipoderme;
  • Profundas: quando a ferida atinge os músculos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos e órgãos cavitários;
  • Abertas: Quando ocorre o rompimento da pele. Essa ferida aumenta os riscos de infecção;
  • Fechadas: Quando não há rompimento da pele;
  • Simples: São mais leves e cicatrizam mais rápido;
  • Complexas: Demoram mais a cicatrizar e podem se tornar crônicas, apresentando quadros de infecção.

Tratamento

O tratamento para as feridas crônicas e agudas é semelhante. Você precisa procurar especialistas que vão avaliar o grau das suas feridas e seu estado de saúde. Após isso, enfermeiros iniciaram o tratamento de feridas relacionadas à qualidade de vida de cada paciente e ao nível de cada ferida.

A Clínica Cepelli é especializada no tratamento de feridas. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

    Tags:
Voltar