Úlceras arteriais

Úlceras arteriais x úlceras venosas: entenda a diferença entre elas

Publicado em 5 de junho de 2019

Identifique o problema e saiba como funciona o tratamento para úlceras arteriais ou venosas em casa e no hospital

Muito conhecidas, as úlceras são lesões que podem ser causadas por diversos fatores. A ferida, que pode ser tanto superficial como profunda, geralmente aparece em pessoas mais sedentárias, que possuem vícios com cigarros, apresentam doenças pré-existentes ou possuem ou por simples hereditariedade.

Existem dois tipos de úlceras comuns que são causadas pela má circulação do sangue no corpo. São elas as úlceras arteriais e as úlceras venosas. Conheça cada uma deles e como funcionam no organismo das pessoas:

Úlceras arteriais: Formada através da obstrução das artérias, onde existe falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos. Esse tipo de úlcera ocasiona morte celular e lesões. Geralmente está associada à formação de placas de gordura na parede das artérias, o que interrompe ou diminui a circulação do sangue.

Causas: Problemas com diabetes, colesterol e tabagismo podem ajudar no aparecimento desse tipo de úlcera.

Regiões: Elas costumam aparecer em regiões mais específicas como os dedos dos pés e acima da canela.

Sintomas: São muito dolorosas e podem provocar irritabilidade e vermelhidão. Sua cicatrização é difícil e, se não for tratada, pode resultar em amputação do membro.

Tratamento: O tratamento para úlceras arteriais costuma ser mais longo e específico. O acompanhamento de um médico vascular é essencial e as compressas são contraindicadas.

Úlceras venosas: As úlceras venosas são causadas através da dificuldade do sangue voltar ao coração. Esse tipo de úlcera corresponde a 80% dos casos em que as feridas se apresentam nas pernas e pés do paciente. O sangue fica estagnado na região afetada e, com a pele fragilizada, qualquer tipo de trauma ou lesão, ainda que seja superficial, pode evoluir a condição crônica da úlcera.

Causas: São mais comuns em mulheres, pessoas sedentárias que não praticam nenhum tipo de atividade física, ou pessoas que passam a maior parte do tempo em pé. Fatores genéricos também podem influenciar o aparecimento da doença.

Regiões: As úlceras venosas aparecem nos pés e nas pernas dos pacientes, provocando grandes dores e desconforto.

Sintomas: Essa ferida é muito dolorosa e provoca grande desconforto nas pessoas afetadas, fazendo com que precisam ficar constantemente de repouso e medicadas.

Tratamento: É necessário que haja um acompanhamento do médico vascular em todas as ocasiões. Porém, para melhorar o retorno do sangue ao coração, é necessário diagnosticar a doença com medicamentos próprios e repousar as pernas em posição elevada, fazendo compressas nas feridas.

Clínica Cepelli é especialista em tratamentos de queimaduras e doenças de pele de pessoas de todas as idades. Tratamos nossos clientes com todo o cuidado, oferecendo a eles um tratamento de qualidade, a base de remédios, exames e orientação médica.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Úlceras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar