Constipação Intestinal

Publicado em 20 de julho de 2018

O intestino preso é consequência de vários fatores: Pode estar associada à redução do reflexo de evacuação, sedentarismo, efeitos colaterais de medicamentos, tensão nervosa, ansiedade, uso de medicamentos, hipotireoidismo, diabetes, gravidez, dieta pobre em fibras e/ou líquidos, bem como desequilíbrio na microbiota intestinal.

Quando as fezes não são eliminadas apropriadamente, as toxinas ficam muito tempo em contato com a parede intestinal e podem ser reabsorvidas pela corrente sanguínea. Além disso, a presença de fezes e substâncias tóxicas no intestino causa fermentação e pressiona a parede intestinal, propiciando o surgimento de divertículos e até mesmo aumentando risco para desenvolvimento de câncer.

MELHORE SUA ALIMENTAÇÃO:

Prefira:

Cereais integrais: aveia em flocos grossos, farelos, granola sem açúcar, milho;
Frutas frescas, com bagaço e casca quando possível: laranja, mamão, maracujá, manga, tangerina, abacaxi, figo, melancia, melão, tamarindo, uva, kiwi, pêssego;
Frutas secas: ameixa, damasco, banana, uva, abacaxi;
Hortaliças com talos: folhosos (alface, rúcula, couve, agrião), quiabo, cenoura crua, beterraba crua, repolho, brócolis;
Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja em grão;
Oleaginosas: castanhas em geral, amêndoa, macadâmia;
Fibras: linhaça, gergelim, chia, quinoa, amaranto;
Iogurtes;
Alimentos integrais: pães, arroz, biscoitos, macarrão;
No mínimo oito a dez copos de líquidos por dia: água, sucos de frutas naturais.
Uso de probióticos.

Dicas:

Coma em horários regulares. Fracione sua alimentação em seis ou mais refeições por dia, evitando refeições de grande volume;
Fazer as refeições em clima de tranquilidade e mastigar bem os alimentos para estipular as secreções gástricas, facilitando a digestão e o trânsito intestinal;
Não reprimir o reflexo da defecação. Tente estabelecer horários fixos para as evacuações;
Procurar alimentar-se em horários regulares;
Pratique algum exercício físico, principalmente abdominal;
Observe quais alimentos que atrasam o seu funcionamento intestinal, e evite-os ao máximo. Por outro lado, aumente o consumo daqueles que favorecem seu funcionamento;
Tenha bons hábitos de higiene, e trate possíveis parasitoses e infecções;
Evite tensões e ansiedades. Procure descansar e relaxar o máximo possível.

RECEITA DE COQUETEL LAXATIVO

Ingredientes:
2 ameixas pretas
½ copo de água
1 fatia de mamão sem semente, sem casca
200g de iogurte natural.

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador.

Procure sempre um profissional que lhe oriente.

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