A Importância da nutrição no tratamento de feridas

Publicado em 20 de julho de 2018

Um estado nutricional adequado é essencial à cicatrização de qualquer ferida crônica, pois para criar um novo tecido é necessário o consumo de alimentos que forneçam as necessidades adequadas de nutrientes para a correta cicatrização.

Quando não há uma alimentação adequada, há a perca de peso e consequentemente há diminuição do aporte calórico, proteico e depleção de vitaminas e minerais, comprometendo o processo de cicatrização e aumentando o risco de infecções.

Todos os pacientes que possuem feridas ou risco de desenvolvê-las, devem ter um acompanhamento nutricional individualizado, tendo como prioridade uma dieta hiperproteica, hipercalórica enriquecida em arginina, vitaminas e oligoelementos com propriedades antioxidantes.

Quando a ingestão nutricional não é suficiente para atingir as necessidades nutricionais, é necessário o uso de suplementos nutricionais para uma melhor cicatrização em conjunto com o plano alimentar elaborado, afim de garantir o aporte de nutrientes necessários para a manutenção e reparação dos tecidos.

Procure um profissional que possa lhe ajudar, para garantir uma rápida recuperação e melhor qualidade de vida.

Voltar