Perguntas Frequentes

PACIENTES

1. ACABEI DE ME QUEIMAR. O QUE DEVO FAZER?

Independente do tipo de queimadura, do agente ou da profundidade, a primeira providência a ser tomada é colocar a superfície queimada em água corrente até passar a dor. Isso pode levar de 20 a 30 minutos e é importante para cessar o processo da queimadura e impedir que uma lesão de 2º grau evolua para uma lesão de 3º grau.

2. COMO PROCEDER EM CASOS DE QUEIMADURAS POR EXCESSO DE EXPOSIÇÃO AO SOL?

As queimaduras solares na maioria das vezes provocam um “vermelhão” e muita dor. Quando não há formação de bolhas, elas se caracterizam como queimadura de 1º grau. Neste caso, mantenha o corpo hidratado, tomando água e sucos naturais, e aplique um bom creme hidratante sobre a área queimada, duas a três vezes por dia. Se houver formação de bolhas, trata-se de uma queimadura de 2º grau. O ideal neste caso é expor a área afetada à água corrente, cobrir com tolha ou lençol limpo e procurar um serviço especializado, como a clínica CEPELLI.

3. AO RALAR A PERNA EM UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, QUAL O PRIMEIRO SOCORRO?

As queimaduras causadas por abrasão, comumente chamadas de “ralados”, são muito dolorosas. Como há perda da superfície da pele, elas se caracterizam como queimaduras de 2º grau. O recomendado, neste caso, é levar com água corrente e um sabonete neutro, tipo glicerina, para não arder. Depois cubra a área com uma toalha ou lençol limpo e procure um serviço especializado. Na CEPELLI é possível aplicar curativos de última geração que favorecem o processo de reepitelização, sem a necessidade de troca diária.

4. DEVO PASSAR ALGO SOBRE A SUPERFÍCIE QUEIMADA?

Não. A principal recomendação em caso de queimadura é colocar a superfície atingida sob a água corrente. Não aplique nenhum tipo de produto sobre a queimadura e procure uma avaliação especializada.

5. QUE TIPOS DE FERIDAS E ÚLCERAS PODEM SER TRATADAS NA CEPELLI?

A CEPELLI é uma clínica especializada no tratamento de feridas. As tecnologias avançadas utilizadas na clínica permitem uma rápida resolução, aliada ao melhor resultado estético e funcional. Entre os serviços prestados estão o tratamento para úlceras de diversas etiologias, como úlceras venosas, diabéticas, isquêmicas e de decúbito.

6. SE O PACIENTE COM FERIDAS OU QUEIMADURA TIVER DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO, EXISTE ALTERNATIVA PARA A MANUTENÇÃO DO TRATAMENTO?

Considerando a grande frequência com que isso ocorre, com situações em que o paciente já teve alta hospitalar porém permanece demandando cuidados especializados para o tratamento de feridas e sequelas de queimaduras, a CEPELLI criou o Serviço Ambulatorial no Lar (SALA), através do qual profissionais da clínica atendem os pacientes em seu próprios domicílios, evitando desconfortos desnecessários às pessoas com dificuldade de locomoção.

7. ONDE ENCONTRO A CEPELLI?

A clínica CEPELLI funciona no Hospital Baía Sul, em Florianópolis.
Fones: (48) 3209-0999 e 3209-4999.
Para atendimentos de urgência em finais de semana e feriados, procure o plantão pelo telefone (48) 9820-8999.