Os cuidados a serem tomados no tratamento pós-bariátrica
Confira quais são os cuidados principais que o paciente precisa ter no tratamento pós-bariátrica
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pessoas com grau de obesidade 3, ou seja, somente quem estiver muito além do seu peso normal, poderá recorrer a essa cirurgia. Porém, muita gente se preocupa com o antes, mas a grande realidade é que o tratamento pós bariátrica também precisa ter total atenção, tanto de médicos quanto de pacientes.
Como é feita a cirurgia bariátrica?
Existem alguns critérios para fazer a cirurgia bariátrica. Além de ser recomendada para pessoas com IMC acima de 35 e 40 e com doenças associadas à diabetes, colesterol alto, hérnia de disco, esteatose hepática e hipertensão, esse tipo de procedimento pode ser realizado de duas formas:
Técnica Sleeve
Que retira parte do estômago, sem alterar o intestino, geralmente utilizada para pessoas com obesidade mais leve;
Técnica bypass
Redução de estômago através de cortes ou grampos, alterando o intestino para conectá-lo à parte do estômago que permanecerá funcionando.
Como essas técnicas interferem na pós-bariátrica?
O que mais interfere no tratamento pós-bariátrica é a forma como a cirurgia é realizada. Apesar dos cuidados serem semelhantes, o paciente deve seguir todas as recomendações médicas à risca e ficar em repouso por mais tempo para que a cicatrização ocorra adequadamente em caso de cirurgias mais invasivas e complexas. Confira:
Primeiros dias
Uma das maiores dificuldades de quem faz essa cirurgia é seguir uma nova alimentação, totalmente líquida de início, e hidratação adequada com um estômago que passou a ter sua capacidade reduzida. Além disso, quem faz essa cirurgia, precisa utilizar uma cinta ou faixa abdominal por um determinado tempo, para evitar que os pontos se soltem;
Saúde emocional
As cirurgias bariátricas também mexem muito com o psicológico do paciente. Isso porque o peso ganho antes da cirurgia provavelmente está associado à saúde mental dos pacientes e, ao passar pela cirurgia, esses problemas continuam presentes na mente da pessoa. Por isso, o acompanhamento psicológico é fundamental. Em geral, o pós cirúrgico não é fácil e é muito comum o paciente sentir dor, desconforto e tristeza nos primeiros dias. É preciso se adequar à nova rotina e contar com ajuda médica.
A Cepelli atua com equipe multidisciplinar no tratamento e na recuperação de pacientes com indicação de cirurgia bariátrica. Também atuamos como referência na área do tratamento de feridas e queimaduras desde 2013, oferecendo atendimento aos pacientes com uma equipe médica altamente capacitada e infraestrutura adequada. Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras