Queimaduras

Publicado em 10 de janeiro de 2015

CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS

A queimadura é uma das maiores agressões à qual um ser humano pode ser exposto. Toda lesão provocada pelo contato direto com algum agente físico é considerada uma queimadura e sua recuperação envolve um longo processo de reepitelização. Dependendo do agente causador, as queimaduras são classificadas como:

– Térmicas: são as mais frequentes, causadas por uma fonte de calor ou frio;

– Elétricas: provocadas por produtos químicos, radiação ou mesmo animais e plantas como larvas, água-viva e urtiga.

As queimaduras também se diferenciam de acordo com a profundidade da pele lesada, e esta classificação facilita o prognóstico (previsão de cicatrização e cura da queimadura). As mais profundas são consideradas mais graves e as superficiais têm melhor prognóstico.

 

queimaduras

 

Queimadura de primeiro grau:

É a queimadura mais superficial. Atinge a epiderme e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada) inchada (edemaciada) e extremamente dolorida. Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Uma exposição prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de lesão.

 

Queimadura de segundo grau:

É mais dolorosa pois ocorre destruição maior da epiderme. Ela também atinge a derme e caracteriza-se pelo aparecimento da bolha (flictena), que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico. Tem uma profundidade intermediária.

segundo-grau

Queimadura de terceiro grau:

É a mais profunda e a mais grave, com destruição total de todas as camadas da pele. O local atingido pode ficar esbranquiçado ou carbonizado (escuro). A dor é geralmente pequena pois a queimadura é tão profunda que danifica as terminações nervosas da pele. Queimaduras de 3º grau podem ser muito graves e até fatais. Na evolução, sempre deixam cicatrizes e podem requerer tratamento cirúrgico e fisioterápico para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação. As sequelas podem ser foco de carcinomas de pele, o que justifica um acompanhamento continuado.

terceiro-grau

 

Cartaz-queimaduras

 

Dr.  Mauricio José Lopes Pereima

CREMESC 3855

Email: mauricio.pereima@cepelli.com.br

www.cepelli.com.br

Baia Sul Medical Center – 3209 0999

Voltar