Feridas Crônicas e Agudas: Saiba diferenciá-las
Conheça as principais distinções entre feridas crônicas e agudas e a importância disso para o correto tratamento
Para entender as feridas crônicas e agudas, é preciso primeiro conceituá-las. Sendo assim, elas podem ser caracterizadas como interrupções na continuidade de um tecido corpóreo, provocadas por traumas ou desencadeadas por uma afecção que atinge as defesas do organismo. Tais interrupções resultam em desequilíbrio na saúde de indivíduos, gerando dificuldades em aspectos básicos da rotina, como locomoção e convivência.
Comprometimento da integridade cutâneo-mucosa das feridas podem impedir algumas ações por parte dos pacientes
Classificadas entre crônicas e agudas, esse tipo de lesão deve ser diagnosticado precocemente para não impactar na vida das pessoas. Porém, o tratamento de feridas deve ser ministrado conforme diagnóstico. Saiba mais:
Feridas crônicas
Como o próprio nome sugere, este tipo de lesão não segue o que seria o tempo satisfatório de recuperação, podendo levar meses e até mesmo anos de tratamento. Normalmente, estão relacionadas a problemas pré-existentes, como pédiabético, úlceras varicosas, lesões por pressão ou feridas infectadas. Ou seja, feridas crônicas e agudas demandam atuação específicas que impõem intervenções terapêuticas diferenciadas;
Feridas agudas
Decorrentes de traumatismos, queimaduras, processos infecciosos e alérgicos, entre outros, este tipo de lesão, independente da gravidade, seguem um ritmo normal de recuperação, caminhando para a cicatrização em um prazo satisfatório. Mesmo assim, tanto da parte do paciente, quanto da parte médica, alguns casos de feridas agudas devem receber atenção especial para não se transformarem em um caso crônico;
Tratamento
O tratamento deve seguir orientação médica e ser realizado de forma individualizada, uma vez que organismos diferentes podem reagir de formas diferentes. É preciso considerar a evolução do quadro, a ocorrência de fatores que impliquem em alterações no prognóstico, as características físicas das feridas crônicas e agudas e a disponibilidade de recursos.
A Cepelli é um Centro Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, e atua como referência no tema em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013. Contamos com profissionais capacitados, estrutura adequada e atendimento de excelência para receber e tratar pacientes.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras