Aguarde, carregando...

Notícias

Quais são e como cuidar das cirurgias pediátricas mais comuns

Quais são e como cuidar das cirurgias pediátricas mais comuns

De bebês a adolescentes, a cirurgia pediátrica abrange uma extensa faixa etária

Quando se fala de cirurgia, já existe uma preocupação normal. No caso de cirurgia pediátrica, essa preocupação é dobrada. Ninguém quer pensar em um bebê ou em uma criança passando por uma cirurgia. Porém, esse tipo de procedimento não é incomum. Existem muitas cirurgias que são indicadas ainda no primeiro ano de vida, como a hérnia inguinal, uma patologia comum na infância que aparece na virilha do bebê. Muitas cirurgias são procedimentos simples e necessários para o desenvolvimento e bem estar da criança.

Em meninos, pode ocorrer a hidrocele, um inchaço da bolsa escrotal, que pode desaparecer no primeiro ano de vida, mas que se houver um aumento progressivo, a cirurgia pediátrica é indicada para não deixar progredir o inchaço e causar desconforto no bebê. Outro caso comum para meninos é a fimose, situação quando há excesso de pele, chamado de prepúcio, na glande do pênis. O deslocamento natural da pele acontece entre 3 e 4 anos, caso não ocorra, é necessário passar pelo procedimento para não agravar a situação e causar doenças graves ao longo dos anos. Há ainda casos que necessitam de cirurgia pediátrica, como situações de testículos não descidos, onde algumas crianças nascem sem os testículos na bolsa escrotal e precisam de uma avaliação médica para saber a causa e indicar o melhor procedimento.

Situações como cistos, fístulas, apendicites, hemangiomas e cistos cervicais também são comuns em crianças e adolescentes e indicadas para cirurgia pediátrica para correção, tratamento e solução nos primeiros anos de vida sem que tragam consequências graves para vida adulta. Os cistos são causados por saco cheio de fluido ou de tecido que se desenvolvem sobre ou dentro do corpo, e há os cistos que aparecem sobre a pele, lesão ou malformação congênita, como Baker, dermoid e cistos pilonidal. Uma criança com fístula apresenta uma patologia que é causada pela conexão entre um órgão ou vaso sanguíneo com outra estrutura que normalmente não estão conectados. Normalmente causada por lesão ou doença ao nascer. Os hemangiomas são os tumores que surgem com mais frequência na infância. É uma marca de nascença que pode aparecer em forma de nódulo vermelho e macio devido ao excesso de vasos sanguíneos.

Cada caso é um caso e merece atenção específica. É extremamente importante uma avaliação médica adequada para saber a causa, o tratamento e que tipo de cirurgia pediátrica é indicada para solucionar o problema apresentado pelo bebê ou pela criança. É uma fase muito delicada onde os órgãos estão em formação, e tratar de forma errada pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento e para a saúde no decorrer da vida.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em cirurgia de colostomia.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui