Cirurgia pediátrica hérnia inguinal: saiba o que é, os sintomas e como tratar
Comum na infância, a cirurgia pediátrica hérnia inguinal deve ser realizada logo que se chegue ao diagnóstico
A hérnia inguinal é uma das patologias mais comuns na idade infantil, de modo que a cirurgia pediátrica hérnia inguinal é indicada em casos de ausência de fechamento do conduto peritônio vaginal, o que acarreta a presença de um saco peritoneal, pelo qual se insinuam órgãos na cavidade abdominal, geralmente uma alça intestinal. Em se tratando de meninas, não custa ressaltar a presença no saco herniário do ovário e da trompa por deslizamento.
A cirurgia pediátrica hérnia inguinal ocorre, em proporção, na seguinte grandeza: dois terços em meninos e um terço em meninas e pode aparecer tanto no momento do nascimento ou nos primeiros anos de vida, o que é mais comum. A incidência de casos se reparte de forma desigual: a maioria à direita e a minoria, dividida em proporções iguais, do lado esquerdo ou dos dois lados. O diagnóstico deve ser efetuado por um profissional médico e é feito através do exame clínico pela visualização de uma protusão na região inguinal com o esforço – nomeado Manobra de Valsava – e sentindo o espessamento do cordão espermático sobre o púbis – sinal de seda.
Realizada de forma programada, a cirurgia pediátrica hérnia inguinal é simples e de curta duração, durando poucas horas. No entanto, ao ocorrer estrangulamento herniário, pode haver necrose da alça e torna-se um procedimento de emergência, exigindo tempo de internação e com risco de vida ao paciente. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, localizada em Florianópolis, conta com profissionais especializados neste tipo de cirurgia, a fim de realizar o procedimento com o menor impacto ao paciente, tanto no período de internação quanto no pós-operatório, para que o indivíduo retorne o quanto antes, dentro da normalidade, aos seus afazeres habituais.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em tratamento de Ostomia
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui