Colostomia: como lidar com a doença?
Visando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, a colostomia é uma cirurgia realizada para criar uma abertura para eliminação das fezes e dos gases
A Colostomia é um procedimento cirúrgico realizado para que se crie uma abertura na parede abdominal – chamado estoma – com o intuito de ligar a ela uma terminação do intestino para que as fezes e os gases do paciente possam ser eliminados. Uma bolsa adesiva é acoplada ao estoma para coletar os produtos intestinais, podendo ser temporária ou permanente, de acordo com cada caso. Saiba mais:
CASOS CIRÚRGICOS: a colostomia é sugerida para casos de inflamações, neoplasias, imperfuração anal, amputação ou corpos estranhos introduzidos no reto, fístulas retrovaginais e lesões extensas ao redor do ânus. Além destes, existem outros casos, porém com menor frequência de ocorrência;
A CIRURGIA: a colostomia requer hospitalização e ocorre sob anestesia geral. É feita uma incisão no abdômen, onde o tecido sadio do intestino é preso, gerando um orifício por onde gases e fezes devem ser eliminados, sendo colhidos pela bolsa adesiva. Ela deve ser esvaziada periodicamente para o bem-estar e o conforto do paciente, além de ser realizada a limpeza e higiene correta do local.
PÓS-OPERATÓRIO: algumas atividades são desaconselhadas aos pacientes de colostomia, tais como não carregar peso excessivo e não realizar exercícios que demandem grande esforço. A boa mastigação de alimentos, assim como manter a pele em volta do estoma sempre limpa e depilada são aspectos importantes de serem praticados no pós-operatório. O acompanhamento por parte de enfermeiro ou profissional de saúde é uma prática comum e aconselhável.
A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras atua em Florianópolis, Santa Catarina, e trata pacientes de colostomia com atendimento humanizado e tecnologia de última geração.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Colostomia
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui