desidratação infantil

Atenção! Alerta para os perigos da desidratação infantil

Publicado em 10 de abril de 2019

Pais devem ficar atentos e evitar a desidratação infantil durantes os dias mais quentes

Apesar do verão já ter passado, as cidades do Brasil são imprevisíveis quanto ao clima. Na maioria das vezes, a temperatura em cidades mais tropicais, que é o caso de Florianópolis, por exemplo, chega a quase 40º, o que pode ser extremamente prejudicial à saúde de adultos e pincipalmente de crianças.

Pensando nisso, a Cepelli aponta logo abaixo alguns cuidados básicos que os pais precisam ter com relação às crianças, para que a saúde e a hidratação da pele dos pequenos sejam preservadas. Confira algumas dicas:

A importância da água: Os pais não podem medir esforços para manter suas crianças protegidas. Um dos princípios meios de hidratação infantil (e não só infantil) é simplesmente beber água. Uma criança que bebe muita água, tem o corpo bem mais hidratado e saudável do que uma criança que não gosta ou não se lembra de beber água. Porém, além da água, sucos naturais e água de coco podem ser ótimas opções de bebidas gostosas e hidratantes, principalmente nos dias mais quentes. Se os dias estiverem frios, ofereça chás naturais para seus filhos.

Protetor solar: O protetor solar deve ser o melhor amigo do seu filho. Sem ele, seu filho está exposto aos raios solares, podendo receber uma grande quantidade de luz solar na pele, o que pode resseca-la e prejudicá-la, ocasionando em problemas mais graves e até queimaduras. Não deixe para passar protetor solar no seu filho apenas em dias ensolarados ou quando for ao clube ou à praia. Crie o hábito de fazer com que as crianças usem o protetor solar, principalmente no rosto, em dias nublados e até frios, pois, mesmo que não possamos ver, o sol sempre está presente no nosso dia a dia.

Alimentos: Alguns alimentos também auxiliam na hidratação do corpo. Evite oferecer alimentos muito gordurosos aos seus filhos, trocando doces, chocolates e derivados por frutas, legumes e verduras. Veja com qual verdura, frutas e legumes seu filho mais se identifica e crie refeições apetitosas e cheias de vitaminas, para mantê-lo saldável e hidratado.

Horários: O sol está mais quente entre os horários das 10h às 16h. Nesse meio tempo, se for possível, evite com que seu filho tome sol ou fique andando pelas ruas. Caso não tenha o que fazer, proteja-o com protetor solar, roupas confortáveis e que transpiram e chapéus, como os bonés, por exemplo. Além disso, aconselhe seu filho a utilizar óculos de sol sempre que o dia estiver muito quente. Isso ajudará a manter a sua visão melhor e longe de possíveis riscos.

Se notar sinais leves de desidratação: Caso você venha a perceber que seu filho está desidratado, apresentando boca seca, saliva muito espessa, choro sem lágrima, temperatura elevada do corpo, urina muito concentrada ou em menor quantidade ou até hipoatividade, está na hora de melhorar a qualidade de vida do seu filho, cuidando de todos esses detalhes mencionados acima, como alimentação, água, proteção solar, etc.

Se notar sinais graves de desidratação: Caso venha a notar que seu filho anda vomitando sem parar, não consegue beber água, apresenta diarreia, febre ou sangue nas fezes, é hora de procurar ajuda médica, para que todo um tratamento com um profissional seja realizado, passo a passo e com uso de medicamentos, aliados à boa alimentação e a práticas mais saudáveis.

Conheça a Clínica Cepelli e todos os tratamentos que ela oferece. Nossos profissionais são altamente qualificados e estudados para cuidar dos mais variados tipos de infecções de pele, feridas e queimaduras, além de outros problemas que podem atrapalhar a saúde dos pacientes, sejam eles adultos, crianças ou idosos. Entre em contato e agende sua consulta!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar