cirurgia bariátrica

Cepelli promove fórum de tratamento pós cirurgia bariátrica em outubro de 2019

Publicado em 28 de agosto de 2019

Clínica Cepelli divulga Fórum para discutir melhores técnicas de tratamento de feridas em pessoas após cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é muito solicitada em casos de pessoas obesas e que estão tendo suas vidas prejudicadas por conta do excesso de peso. Para falar desse assunto, que gera ainda muitas dúvidas, a Clínica Cepelli, em parceria com a KCI do Brasil, promove um Fórum de discussão sobre as novas tecnologias para tratamentos de feridas no pós-operatório das cirurgias bariátricas que será realizado no dia 05 de outubro de 2019.

Durante o Fórum, o professor Jayme Farina Júnior, da Universidade de São Paulo, USP, falará sobre o tratamento correto em pacientes que passaram por cirurgias bariátricas recentemente e todos os cuidados médicos e caseiros necessários. Além disso, o professor também dará dicas de alimentação equilibrada no pós-operatório e como emagrecer de forma saudável com a ajuda da cirurgia, sem correr riscos de contrair doenças, etc.

Tem dúvidas sobre a cirurgia bariátrica? A Cepelli adianta algumas questões para você!

Como funciona o processo de emagrecimento?

O processo de emagrecimento é gradativo, porém muito mais rápido do que qualquer exercício ou dieta mirabolante. Uma pessoa que passou por uma cirurgia bariátrica não consegue e nem pode se alimentar como antes, pois seu estômago não tem mais tanto espaço para armazenar toda a comida que antes conseguia. Consequentemente, ao ingerir menos alimento, o paciente tende a emagrecer rapidamente, porém de uma forma saudável.

Como funciona a dieta na pós-bariátrica?

É extremamente necessário seguir a dieta recomendada pelo médico no pós-operatório da cirurgia bariátrica. A dieta é seguida por etapas, onde nos primeiros meses é bem restrita, permitindo apenas a ingestão de líquidos, passando para alguns alimentos pastosos e molinhos até voltar a poder comer normalmente, porém em menor quantidade. Vale lembrar que quem determina sua dieta e acompanha seu progresso de perto é o médico nutricionista, que saberá exatamente o que você deve ou não deve ingerir, principalmente no início do pós-operatório.

Posso voltar a engordar como antes?

Dificilmente. A cirurgia bariátrica mexe com o tamanho do seu estômago, portanto você não conseguirá ingerir a mesma quantidade de alimento que conseguia quando era obeso. O que geralmente acontece é uma grande perda de peso no início, uma estabilidade desse peso e depois o ganho massa corporal com o tempo, conforme você voltar a se alimentar normalmente, porém sempre ingerindo menos besteiras e refeições em quantidades muito menores do que antes. Dessa forma é quase impossível engordar de forma que atinja o peso anterior à cirurgia.

Qualquer um pode fazer a bariátrica?

Não! Somente pessoas realmente necessitadas podem recorrer à cirurgia bariátrica. O paciente precisa estar no 3° grau de obesidade, ou seja, com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior que 35 ou 40.

Além disso, também serão verificados, através de diversos exames, se o peso excessivo de cada paciente prejudica sua saúde, o que será bem provável. No caso de prejudicar, os pacientes obesos podem apresentar diabetes, dislipidemias, hipertensão e também resistência a tratamentos clínicos comuns. Portanto devem e podem solicitar a cirurgia bariátrica.

Antes de solicitar sua cirurgia bariátrica entre em contato com seu médico e solicite exames de saúde para saber se poderá ou não recorrer a esse procedimento. Se a resposta for sim, prepare-se para o dia da cirurgia de acordo com as orientações e prescrições do seu médico de confiança.

Vale lembrar também que a Clínica Cepelli não realiza cirurgias bariátricas, mas atende diversos convênios médicos no pós-operatório. Portanto, se deseja cuidar da sua saúde após ter realizado a bariátrica, entre em contato com a Cepelli e agende sua consulta!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Bariátrica

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar