Cirurgia Infantil

Cirurgia infantil: Conheça problemas comuns em crianças e como trata-los

Publicado em 13 de março de 2019

A cirurgia infantil nem sempre é motivo de preocupação. Conheça algumas que são comuns e facilmente tratadas com procedimentos cirúrgicos

Crianças são seres indefesos e que necessitam de cuidados especiais, pois dependem quase 100% de seus pais e tutores. Dessa forma, pensar que crianças podem ficar doentes e até precisar passar por alguma cirurgia infantil, incomoda a todos os adultos e causa preocupação.  

Porém, é importante lembrar que certas cirurgias infantis são mais comuns e fáceis de tratar, o que traz um certo conforto aos pais e deixa-os mais aliviados para lidar com a situação. Confira algumas delas e como funcionam:

 

Hérnia umbilical

Uma cirurgia infantil muito comum é a hérnia umbilical, que se desenvolve nos primeiros meses de vida de um recém-nascido. Ela ocorre devido a fraqueza dos músculos do abdome, que sofrem uma pequena abertura para que o cordão umbilical passe e o conecte à mãe, ainda durante a gestação. Após o nascimento, a abertura dos músculos abdominais da criança precisa se fechar, mas, em alguns casos, os músculos não se fecham completamente e não crescem juntamente com o bebê, facilitando que a alça do intestino se mova para a abertura do umbigo, ocasionando a hérnia.

A hérnia umbilical ocorre em pelo menos 10% das crianças recém-nascidas, atingindo principalmente bebês negros do sexo feminino e bebês prematuros. É necessário ficar atento ao aparecimento das hérnias, pois elas podem “esconder-se” durante semanas ou até mesmo meses após o nascimento da criança.

Hérnia Inguinal

Outra cirurgia infantil comum é a hérnia inguinal. Muito comum já no nascimento das meninas ou nos primeiros anos de vida, ela ocorre devido à ausência de fechamento do conduto peritônio vaginal, o que deixa uma “sobra”, por onde órgãos da cavidade abdominal se insinuam. Além disso, é possível a presença de um saco herniário do ovário e da trompa por deslizamento.

O tratamento cirúrgico para a hérnia inguinal precisa ser feito o mais breve possível, para evitar complicações maiores, porém é um procedimento rápido e extremamente tranquilo, com tempo curto de internação após a cirurgia.

Fimose infantil

A fimose infantil é uma doença que atinge o órgão genital do menino. Ela consiste na adesão da pele que cobre a ponta do pênis e seu estreitamento, dificultando a exposição da glande, com o órgão relaxado ou ereto.

Mesmo que a aderência de pele na ponta do pênis seja normal e na maioria dos casos desapareça nos primeiros 3 anos da criança, há alguns casos em que ela não desaparece e por isso a criança provavelmente será submetida a uma cirurgia infantil.

Vale lembrar que é de extrema importância tratar a fimose para que ela não aumente e ocasione infecções da glande ou prepúcio ou atrapalhe futuramente os garotos.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013 trata de casos de cirurgia infantil e todo tratamento que das doenças cirúrgicas mais comuns na criança.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento Infantil

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar