Cirurgia Pediátrica

Cirurgia pediátrica: saiba tudo sobre essa atividade

Publicado em 28 de fevereiro de 2018

Conheça o dia a dia, do que se trata e as especialidades que envolvem a cirurgia pediátrica

Na medicina existem campos de trabalho para todas as necessidades. Na cirurgia pediátrica, a área de atuação é extensa, e envolve muitos sistemas orgânicos, como digestório, respiratório, geniturinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético. Cada qual com sua particularidade.

Engana-se quem pensa que somente crianças são atendidas pelos médicos especialistas. A atuação ocorre desde o período neonatal até o fim da puberdade com tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas.

Veja abaixo mais informações:

TEMPO DE APRENDIZADO: a formação para o profissional se tornar um cirurgião pediátrico dura cinco anos. Após esse período, tem a residência médica em cirurgia geral por mais dois anos, e depois mais três anos em cirurgia pediátrica. A atuação pode ser tanto na assistência médica à saúde como também nas áreas de pesquisa e ensino;

CAMPO DE ATUAÇÃO: o médico cirurgião pode exercer sua função em situações de rotina ou emergenciais. Por se tratar de uma especialidade que abrange muitos casos, é comum que haja ligação do cirurgião em conjunto com outras funções da pediatria. Áreas como pré-natal, neonatal, cirurgia pediátrica geral, urologia pediátrica, cirurgia de trauma, cirurgia oncológica e videolaparoscopia são as mais requisitadas;

ESPECIALIDADES PARCEIRAS: o trabalho é feito em conjunto com outras importantes áreas da pediatria, por exemplo, neonatologia, terapia intensiva, anestesiologistas pediátricos, obstetras, radiologistas. Além de outros importantes profissionais que são importantes para o cuidado das crianças como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Cada um tem papel fundamental para a saúde e o crescimento do paciente;

PACIENTES ESPECIAIS: crianças não são adultos em tamanho menor. É um organismo em desenvolvimento e que por isso, requer ainda mais atenção, pois apresenta características próprias. Cada paciente é de um jeito e entender sua necessidade demanda muita persistência e dedicação por parte do médico cirurgião pediátrico.

De uma forma geral, cirurgiões pediátricos atuam em conjunto com neonatologistas e pediatras, de maneira que em equipe consigam realizar o melhor diagnóstico e o tratamento mais adequado.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está localizada em Florianópolis, Santa Catarina, e desde 2013 conta com o espaço Cepelli Kids, preparado para receber, atender e cuidar de casos de cirurgia pediátrica, com consultas de especialidades, procedimentos cirúrgicos de urgência, pequenas cirurgias e doenças cirúrgicas de recém-nascidos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar