Tratamento de escaras

Como é feito o tratamento de escaras?

Publicado em 26 de novembro de 2020

Veja como é feito o tratamento de escaras em pacientes acamados!

O tratamento de escaras, feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, ou seja, pessoas acamadas ou paraplégicas, deve ser feito por profissionais da saúde especializados!

 

As escaras podem ser classificadas em 4 graus, de acordo com a sua gravidade!

Existem alguns graus de gravidade que influenciam no tratamento de escaras, também conhecidas como úlceras de pressão! As regiões mais suscetíveis às feridas são o cóccix, laterais de quadril, calcanhares, joelhos, tornozelos e cotovelos, por se tratarem de áreas em maior contato com superfícies duras! Veja abaixo um pouco mais sobre elas: 

Grau 1

Quando a vermelhidão na pele não desaparece, mesmo após o alívio da pressão;

Grau 2

Quando há formação de bolha com conteúdo aquoso;

Grau 3

Quando aparece necrose do tecido subcutâneo;

Grau 4

Quando ocorre acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões e aparecimento de estrutura óssea! Essa é a pior de todas!

Existem algumas dicas que devem ser seguidas à risca, pois são elas que podem auxiliar na prevenção e tratamento de escaras. Veja:

Mudar o paciente de posição, respeitando suas limitações, a cada 2 ou 3 horas;

Manter o paciente limpo e com a pele seca, evitando a proliferação de bactérias;

Manter o paciente bem alimentado e hidratado;

Realizar massagens e exercícios específicos de duas a três vezes por dia, para aumentar a circulação e evitar que os músculos adormeçam! (Pode utilizar cremes e loções).

Trocar a roupa de cama do paciente todos os dias, de preferência com lençóis e fronhas de algodão e antialergicas! 

 

Mas, como é feito o tratamento de escaras?

Depende. O tratamento de escaras que ainda não estão abertas consiste em melhorar a circulação sanguínea do local através de muita massagem suave com óleos corporais ou cremes hidratante. Porém, no caso de escaras que já estão abertas, é melhor que o tratamento seja feito por um médico ou enfermeiro especializado! 

A Cepelli é um centro clínico com diversas especialidades, localizado em Florianópolis, Santa Catarina, onde atua de 2013 como referência. Em nosso ambiente, contamos com recursos tecnológicos de última geração em saúde, equipe multidisciplinar e atendimento humanizado para o tratamento de escaras e a pronta recuperação de pacientes.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento em Úlceras de Pressão

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar