Como fazer limpeza de feridas infectadas de forma que facilite o tratamento

Como fazer limpeza de feridas infectadas de forma que facilite o tratamento

Publicado em 1 de abril de 2020

Fazer a limpeza de feridas infectadas é o primeiro passo para que o tratamento seja iniciado, saiba como fazer esse procedimento da forma certa. 

 

Feridas infectadas devem ser tratadas de forma adequada para que não causem maior dano a região atingida, mas para que as etapas de cuidados sejam feitas de forma adequada é importante saber como limpar a ferida.  

 

Como limpar feridas infectadas de forma adequada 

 

Como fazer limpeza de feridas infectadas 

Feridas infectadas levam maior tempo para cicatrizarem, porquê o tecido da pele que foi atingido precisa ser retirado junto da bactéria responsável por causar a infecção. As substâncias conhecidas como exsudato, fluido proveniente de uma ferida, que é a resposta do organismo aos danos causados ao tecido da pele também devem ser retirados, junto  dos detritos e exotoxinas. Caso essas três substâncias permaneçam, durante a limpeza da ferida, o tempo de cicatrização será maior.

Para não desacelerar o processo de cicatrização do corpo, a ferida deve ser limpa sempre de cima para baixo, ou dependendo do caso, de fora para dentro, desse modo as bactérias são redistribuídas afastando do foco da ferida.  A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.  

A solução de cloreto de sódio limpa e umedece a ferida, ajudando a formação de tecido de granulação, amolece os tecidos da pele enfraquecidos e torna mais fácil a remoção de desbridamentos. Por outro lado, apesar das vantagens que é possível obter com a aplicação de cloreto de sódio em feridas, esse procedimento não deve ser usado em feridas infectadas que estejam abertas, pois podem aumentar as reações de inflamação e dificultar o processo de cicatrização. 

Existem diversos tratamentos para cuidar de feridas infectadas, mas métodos que utilizam antibióticos e produtos tópicos estão cercados de polêmicas sobre a eficácia e do resultado que pode ser obtido, em alguns casos, pode causar mudança de coloração da pele, dificultando a cicatrização e o acompanhamento do fechamento da ferida. Além de desenvolver bactérias resistentes.

Cepelli é um centro clínico avançado no tratamento de feridas infectadas 

A Clínica Cepelli alia grande experiência em centros cirúrgicos dos profissionais especializados em tratar de feridas e queimaduras. Contando com uma equipe de médicos e enfermeiros com todo o conhecimento para oferecer os melhores cuidados e acompanhamento médico em todas as etapas de recuperação.  Conheça a estrutura do centro Cepelli e veja a capacidade que o local tem de cuidar de você. 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar