como-lidar-com-escaras-em-pacientes-do-grupo-de-risco

Como lidar com escaras em pacientes do grupo de risco

Publicado em 28 de setembro de 2021

Saiba maiores detalhes do tratamento de escaras em idosos e pacientes que fazem parte do grupo de risco da doença

Escaras são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, ou seja, pessoas acamadas ou paraplégicas. O tratamento deve ser feito por profissionais da saúde especializados, sobretudo quando atuam no grupo de risco, que inclui idosos com necessidades especiais.

Classificadas em até quatro graus, as escaras demandam ações simples e complexas no dia a dia para melhorar a qualidade de vida do paciente

O tratamento de escaras precisa, antes de tudo, seguir um diagnóstico correto e apropriado, já que elas podem se classificar em até quatro graus de gravidade. Saiba mais:

Gravidade

Existem alguns graus de gravidade que influenciam nas escaras. As regiões mais suscetíveis às feridas são o cóccix, laterais de quadril, calcanhares, joelhos, tornozelos e cotovelos, por se tratarem de áreas em maior contato com superfícies duras. Gradativamente, vermelhidão na pele, formação de bolhas com tecido aquoso, necrose do tecido subcutâneo e comprometimento de estruturas profundas, como músculos e ossos são sintomas e sinais das úlceras de pressão, como também são chamadas.

Dicas

Algumas dicas que devem ser seguidas à risca, são elas que podem auxiliar na prevenção e tratamento de escaras. Mudar o paciente de posição, respeitando suas limitações, a cada duas ou três horas; manter o paciente limpo e com a pele seca, evitando a proliferação de bactérias; manter o paciente bem alimentado e hidratado; realizar massagens e exercícios específicos de duas a três vezes por dia, para aumentar a circulação e evitar que os músculos adormeçam; e trocar a roupa de cama do paciente todos os dias, de preferência com lençóis e fronhas de algodão e antialergicas.

Tratamento

É variável e estudado caso a caso. O tratamento de escaras que ainda não estão abertas consiste em melhorar a circulação sanguínea do local através de muita massagem suave com óleos corporais ou cremes hidratantes. Porém, no caso de escaras que já estão abertas, é melhor que o tratamento seja feito por um médico ou enfermeiro especializado, pois demanda maiores cuidados.

A Cepelli é um centro clínico com diversas especialidades, localizado em Florianópolis, Santa Catarina, onde atua desde 2013 como referência. Em nosso ambiente, contamos com recursos tecnológicos de última geração em saúde, equipe multidisciplinar e atendimento humanizado para o tratamento de escaras e a pronta recuperação de pacientes.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar