Úlceras de Pressão

Como realizar o tratamento de úlceras de pressão?

Publicado em 30 de janeiro de 2019

Tratamento de úlceras de pressão são essenciais para a saúde e bem-estar de pacientes acamados

O tratamento de úlceras de pressão se faz necessário após surgirem feridas espalhadas no corpo de pessoas que desenvolvem a isquemia tecidual prolongada, ou seja, em pacientes que são internados e acamados, mantidos em uma mesma posição por um longo período.

Em razão da falta de oxigenação na superfície da pele, os pacientes acabam sofrendo lesões que se não forem tratadas podem apresentar grandes riscos à saúde ou até levar à morte. Por essa razão, as úlceras de pressão, que também são conhecidas como escaras, são ferimentos considerados perigosos e dolorosos e precisam ser tratados com urgência.

Quais os sintomas?
Geralmente os locais mais afetados são as partes mais moles do corpo, como por exemplo os glúteos e as pernas e também áreas onde há proeminência óssea, como cóccix, calcanhar e parte superior do fêmur. Além disso, as costas e cotovelos também podem apresentar o aparecimento de úlceras.
As feridas são apresentadas com uma coloração avermelhada e são extremamente dolorosas e sensíveis ao toque. Se não forem tratadas, podem ocasionar o rompimento da pele e gerar uma grave infecção.

Que tipo de pacientes estão suscetíveis à essas feridas?
Pacientes que sofrem de paralisia, indivíduos em coma ou que apresentam doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos e neurológicos apresentam um grande risco no aparecimento dessas feridas. Além disso, idosos, obesos e pacientes desnutridos que fazem uso de medicamentos fortes como corticoides também estão suscetíveis a apresentar úlceras espalhadas no corpo.

Qual tratamento de úlceras de pressão?
O tratamento de úlceras de pressão é realizado através de soro fisiológico em temperatura morna, nas áreas afetadas, para realizar a limpeza das feridas sem agredi-las ou irritá-las.

As úlceras são classificadas de acordo com a sua gravidade e o mais severo é o grau IV. Durante o tratamento, deve-se fornecer aos pacientes nutrientes adequados que auxiliam na cicatrização das feridas, na pele. Essas proteínas precisam conter vitaminas A, C e E e outros minerais. Além disso, é recomendado aos pacientes um tratamento acompanhado ao uso de suplementos específicos.
Em casos de aparecimento de úlceras, é recomendado acompanhamento com um profissional da área da saúde, que vai cuidar do paciente e ajudar na cicatrização de todas as feridas. 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar