Como socorrer vítimas de queimaduras de acidente de trânsito?

Como socorrer vítimas de queimaduras de acidente de trânsito?

Publicado em 2 de março de 2021

Saiba como socorrer a vítima em caso de queimaduras de acidentes de trânsito

Acidentes de trânsito são comuns, por isso precisamos ficar atentos para poder ajudar as vítimas envolvidas sempre que preciso. Batidas e falhas mecânicas podem ser fatais e algumas podem ocasionar explosões enormes que podem causar queimaduras de até terceiro grau!

O que fazer em caso de queimaduras após um acidente de trânsito?

Os primeiros socorros são essenciais e podem fazer a diferença na hora de salvar a vida de alguém. Para ajudar a salvar a vítima existem alguns procedimentos simples, mas muito essenciais.

De imediato

Avalie a situação e procure afastar a vítima do agente causador da queimadura, que na maioria das vezes é o próprio veículo, que pode estar em chamas. Mas cuidado! Incêndios podem ocasionar explosões, por isso não se aproxime do veículo sem antes verificar a força do incêndio. Se esse for o caso, é melhor esperar o bombeiro chegar e socorrer a vítima. Mas, se ver que é possível retirar a vítima, faça isso rapidamente, protegendo o rosto e os braços.

Abafe a queimadura

Cubra a queimadura com um cobertor, pano ou roupa grossa. Se for possível, que estejam úmidos, para colocar sobre a vítima de queimadura. Nunca retire panos grudados da queimadura, esfregue ou abane a região, pois poderá causar uma dor insuportável à vítima, além da possibilidade de arrancar a sua pele e prejudicar a sua recuperação.

Água

Para aliviar a dor da pessoa queimada jogue água corrente sobre as lesões e depois abafe com um pano, um cobertor, manta ou roupa grossa e úmida. Nunca utilize gelo ou água gelada no local da queimadura, pois eles podem queimar ainda mais a região.

Distraia a vítima

Se possível, mantenha a vítima consciente. Converse com ela. Tente distraí-la e acalmá-la o máximo que puder até que os bombeiros e a ambulância chegue ao local do acidente. Se preciso, use os procedimentos de primeiros socorros para reanimar uma vítima.

Sinalize a área

Isole a área e peça ajuda para outras pessoas. Ligue para os bombeiros e o resgate e coloque uma sinalização na pista para que nenhum outro veículo bata contra os carros a frente e cause ainda mais problemas.

A Clínica Cepelli é especializada em tratamento de queimaduras, cortes e outros problemas de pele. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar