Insolação

Cuidados com a Insolação – Cepelli

Publicado em 24 de dezembro de 2015

O termo insolação caracteriza o conjunto de sintomas que afeta as pessoas que ficam muito expostas à luz do sol, resultando em um aumento de temperatura do organismo acima do limite.

Esta situação não é muito frequente, mas pode ser letal. Diferentes problemas de saúde podem estar associados ao calor quando ocorre uma parada no equilíbrio da temperatura corporal. Habitualmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração, em algumas situações, apenas a transpiração não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal de um indivíduo pode elevar-se com rapidez, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.

Existem outros fatores que também interferem na capacidade de resfriamento do organismo em ambientes com elevada temperatura, como, por exemplo, a umidade do ar alta, que dificulta a evaporação do suor, com consequente impedimento da liberação de calor do organismo. Dentre outros fatores que interferem na capacidade de regulação de temperatura corporal estão: pouca idade (entre 0 a 4 anos), obesidade, febre, desidratação, doenças cardíacas, má circulação sanguínea, queimaduras solares, consumo de certos fármacos e bebida alcoólica.

Os sintomas da insolação podem varias.

– Temperatura corporal excessivamente alta (acima dos 39,5°C).

– Pele vermelha e seca.

– Pulsação acelerada.

– Inconsciência.

– Desidratação.

– Falta de ar.

– Vertigem.

– Confusão.

– Náusea.

– Vômito.

Algumas medidas que devem ser realizadas com a pessoa que está com insolação:

– Colocar compressas frias sobre a cabeça do indivíduo e toalhas molhadas envolta do corpo.

– Encaminhá-la ao Hospital, Clinica especializada em queimaduras o mais rápido possível.

– Fazer com que a pessoa beba muito líquido para não desidratar.

– Colocar a pessoa em local fresco e arejado.

– Deitá-la com a cabeça elevada.

 

Para prevenir a insolação, deve-se evitar a exposição aos raios solares, especificamente às 10h às 16h, evitar atividades físicas no sol, usar roupas adequadas e ingerir bastante líquido.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar