Feridas

Cuidados com Feridas – Cepelli

Publicado em 19 de janeiro de 2016

As feridas podem ser causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou doenças.

Na maioria das vezes elas são superficiais e de simples tratamento, mas é preciso ficar atenta à cicatrização e reincidência do problema.

Examine: observe a lesão para identificar elementos como local, tamanho, profundidade, presença de corpos estranhos, sujeira, secreções, pus, dor e odor. Com essas informações, será mais fácil a comunicação com o médico ou clinicas especializada em feridas, caso seja necessário.

Limpe: todas as feridas precisa ser higienizada. Portanto, remova toda impureza, corpos estranhos, secreções e elementos presentes nas feridas e ao seu redor. Prefira o uso de soro fisiológico, água destilada ou filtrada. Na falta dessas opções, use água limpa para limpar a ferida.

Proteja os tecidos sadios: tecidos mortos e desvitalizados precisam ser removidos, para evitar infecção dos tecidos sadios próximos.

Mantenha a umidade: as feridas devem ser protegida com um curativo ou cobertura que permita a troca gasosa, a coleta de líquidos e eventuais secreções. A medida garante umidade apropriada à região, nem seca, nem úmida demais. Este é considerado um dos aspectos mais importantes para a adequada cicatrização.

 Evite alergias: crianças, idosos e pessoas de pele frágil devem escolher material apropriado para fixar curativos ou coberturas. A pele ao redor do ferimento deve ser mantida sem agressões.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar