Cuidados e Primeiros Socorros em Queimaduras de Segundo Grau

Publicado em 6 de abril de 2016

Veja como agir, tratar e realizar os primeiros socorros em vítimas de queimaduras de segundo grau

Queimaduras são lesões causadas no organismo por algum agente físico e classificam-se em térmica, quando ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor ou frio e, por isso, as mais frequentes; elétrica, geradas por algum tipo de descarga elétrica recebida pelo corpo; e químicas, quando o corpo é submetido ao contato com substâncias cáusticas, como ácidos e produtos químicos.

Classificam-se também as queimaduras quanto ao grau de profundidade do dano causado à pele. Enquanto nas queimaduras de primeiro grau a camada da pele atingida é a superficial e nas de terceiro grau as queimaduras podem danificar as terminações nervosas da pele, tornando-se muito graves e até fatais, as queimaduras de segundo grau costumam afetar uma região secundária da pele, entre a derme – superfície exterior da pele – e a epiderme – camada interior da pele – e nota-se o aparecimento de uma ou mais bolhas na área afetada. Bolhas nada mais são que uma espécie de descolamento da camada entre a derme e a epiderme causada pela mudança drástica de temperatura na região.

Em caso de primeiros socorros em queimaduras de segundo grau, você deve resfriar a área afetada com soro fisiológico ou água fria corrente abundante, lavando a área atingida pela queimadura de segundo grau cuidadosamente e sem esfregar, com sabão neutro, não estourando as bolhas formadas no local. O ideal é procurar atendimento médico imediato para que a lesão não se agrave. A Cepelli possui um centro clinico avançado no tratamento de feridas e queimaduras e está apto a receber vítimas.

Em hipótese alguma retire qualquer pedaço de roupa ou tecido que ficarem agarrados à pele da vitima ou aplique gelo sobre as queimaduras de segundo grau, pois ele também pode ser agente causador de queimaduras. Procure orientação médica. Na Cepelli, o tratamento de queimaduras de segundo grau é realizado por profissionais especializados e preparados para recebê-los.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar