Queimaduras Infantis

Cuidados especiais no tratamento de queimaduras infantis

Publicado em 3 de janeiro de 2018

Como saber a gravidade em acidentes causados por queimaduras infantis e qual a melhor forma de agir em caso de lesão

Queimaduras são feridas que podem ser causadas por diversos fatores, desde a exposição excessiva ao sol até mesmo o contato com objetos quentes ou fogo. Porém, existem grupos de risco onde a lesão pode causar danos mais graves, como nas crianças.

Existem variações do tipo de queimadura, cada uma dela com sua particularidade de prevenção e tratamento. O mais leve, chamado de primeiro grau, deixa a camada mais externa da pele mais inchada e avermelhada, como as queimaduras de sol. Quando essas feridas apresentam bolhas acompanhadas de dor e mais inchaço, é considerada de segundo grau. O tipo mais grave é a de terceiro grau onde a camada mais profunda da pele é afetada e com aparência branca ou cinzenta.

Veja a seguir dicas importantes de como agir:

QUANDO LEVAR AO HOSPITAL: a criança precisa ser levada ao pronto socorro em todos os casos de queimaduras infantis, exceto se for uma lesão de primeiro grau e pequena. Sendo o machucado em áreas como o rosto, mãos, órgãos genitais, de tamanho igual ou maior que uma bolinha de pingue-pongue e proveniente de choque elétrico, é preciso levar a criança imediatamente a uma clínica especializada no tratamento de queimaduras;

EM CASO DE LESÃO: assim como em qualquer caso de queimaduras, no público infantil o primeiro procedimento é interromper o processo para cessá-lo. O segundo passo é aliviar as dores do paciente com água em temperatura ambiente e abundante, sem a utilização de receitas caseiras que podem inclusive piorar a lesão. Como as queimaduras infantis também se dividem em de 1º, 2º e 3º graus, é aconselhável levar a criança ao encontro de um profissional médico para examiná-la e diagnosticá-la com o correto tratamento.

TRATAMENTOS EM CASA: o tratamento correto deverá ser analisado pelos profissionais de acordo com a lesão e área afetada. O importante na hora da lesão é resfriar a área afetada o mais rápido possível com compressas frias ou água corrente. Isso irá impedir que camadas mais profundas da pele sejam atingidas. Nos casos de queimaduras de terceiro grau, pode haver a necessidade de internação para troca de curativos, prevenção de infecção e desidratação do corpo e controle da dor;

MEDIDAS DE PREVENÇÃO: para evitar acidentes desse tipo em casa, algumas medidas simples podem ser tomadas, como proibir crianças perto de fogão em uso, testar alimentos antes de oferecer para não queimar a língua ou derramar na criança, manter longe do alcance fios e cabos elétricos, tampar tomadas, e principalmente ensinar o correto explicando o problema maior que pode ser causado.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, é referência em queimaduras infantis desde 2013 e está localizado em Florianópolis, Santa Catarina. Com tecnologia avançada, profissionais gabaritados e atendimento humanizado, realizamos todo atendimento ao público infantil visando seu pronto restabelecimento.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar