queimaduras

Cuidados na prevenção contra queimaduras no fim de ano

Publicado em 22 de dezembro de 2016

Datas comemorativas nesta época costumam ser festejadas com fogos e rojões, que podem causar queimaduras e outras lesões se manipulados inadequadamente ou por usuários descuidados

Dezembro é certamente o mês mais festejado do calendário: além do Natal, a virada do ano é marcada por festas em todo mundo e no Brasil, especialmente no litoral onde as praias concentram milhares de pessoas que acompanham a queima de fogos. Porém, enquanto a festa segue rígidos padrões de segurança, algumas pessoas correm sério risco de se queimar pela manipulação errada ou descuidada de fogos de artifício. Desta forma, a Defesa Civil, entre outros órgãos, alerta para cuidados básicos que devem ser tomados. As clínicas especializadas em queimaduras, como a Cepelli, registram maior incidência de casos no último dia do ano, e não apenas com casos de queimaduras, mas também de laceração e mutilação de dedos, mãos e rosto, regiões mais atingidas pela imprudência, causada principalmente pelo desconhecimento no manejo do artefato combinado com a ingestão de bebidas alcoólicas.

É importante observar a origem dos fogos adquiridos para que materiais de fabricação caseira não sejam utilizados, uma vez que não são testados nem vem com orientações em sua embalagem sobre a forma correta de usar. Para os fogos, rojões e demais artifícios comprados em lojas autorizadas, é primordial verificar o rótulo de segurança e suas instruções. Os relatos em clínicas de queimaduras dão conta que na maioria dos casos de acidente as pessoas sequer leram ou viram a data de validade destes artefatos. Outra dica essencial para prevenção contra queimaduras é não reutilizar os fogos de artifício em caso de falha. O máximo que pode ser feito neste caso é a troca na loja onde foi comprado. A distância para explodir qualquer artefato também deve ser respeitada: de 30 a 50 metros de pessoas, edificações, fiações elétricas e carros, para evitar qualquer risco.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua desde 2013 em Florianópolis/SC e é referência no tratamento de pessoas queimadas. Prestamos atendimento especializado com profissionais qualificados em casos de urgência e tratamento. Alertamos não apenas para a prevenção, mas também para os procedimentos de primeiros socorros em caso de acidentes. Entre eles, retirar os objetos da pessoa queimada, como pulseiras, brincos e relógios entre outros, porque logo após a queimadura ocorre um inchaço. É essencial também não furar as bolhas que por ventura venham a surgir, pois elas servem para proteger as queimaduras, assim como não usar receitas caseiras como pomadas, pó de café, manteiga ou pasta de dente, sob pena de piorar a lesão. Diante destas dicas e da gravidade do caso, é preciso encaminhar o paciente ao hospital para que receba o atendimento ideal e iniciar o tratamento.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em tratamento de queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar