Curativo a vácuo promete acabar com sofrimento de pacientes
Nova tecnologia na área médica, o curativo a vácuo permite a cicatrização mais eficaz dos ferimentos
Uma nova tecnologia na área médica para acabar com o sofrimento de pacientes e devolver-lhes uma rotina normal e tranqüila. Este é o papel do curativo a vácuo, método revolucionário que permite que os ferimentos cicatrizem de maneira mais rápida e eficaz, capaz de evitar transtornos como mal-estar, dor e desconforto. A técnica inovadora consiste na aplicação de uma pressão negativa – vácuo – através de uma espuma de poliuretano, ajustada ao tamanho e à profundidade da ferida no paciente. Após este procedimento, a ferida é coberta por um filme ligado a um aparelho que controla a graduação e também a freqüência do vácuo. O resultado é um processo de cicatrização acelerado e lesões curadas em um espaço menor de tempo.
O uso do curativo a vácuo é indicado para tratamentos de feridas diabéticas, enxertos de pele, queimaduras, úlceras de pressão, síndrome do abdome aberto, síndrome compartimenta, síndrome de Fournier e feridas ortopédicas, entre outras. A intenção do método é diminuir o incômodo para pacientes, médicos e enfermeiros em feridas complexas e de cicatrização lenta, diminuindo os tempos de tratamento e internação. Além disso, como o tempo de cicatrização é diminuído, as trocas de curativos são menos freqüentes, proporcionando aos pacientes menos deslocamentos para hospitais, clínicas e postos de saúde.
A técnica de curativo a vácuo se difere dos curativos convencionais porque é simples, direta e de fácil aplicação, não exigindo o uso de faixas, pomadas e esparadrapos, entre outros itens. A inovação fica por conta da uniformização de materiais, que gerará maior economia de tempo e financeira. Além disso, a nova tecnologia é um facilitador na vida de médicos, enfermeiros e, sobretudo, pacientes, já que a melhora na qualidade de vida é visível.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui