fazer curativos

Fazer curativos pequenos e dicas

Publicado em 31 de agosto de 2016

Orientações simples para fazer curativos pequenos de forma correta e eficiente

Pequenos curativos, como um corte no dedo, são procedimentos simples que podem ser efetuados em casa, sem a necessidade de se recorrer ao pronto socorro, médico ou enfermeiro. Um bom curativo começa com a verificação de todo material que será utilizado, de modo que havendo suspeita sobre a esterilidade do mesmo, deve ser descartado. Os pacotes devem também ser conferidos, se estão lacrados e dobrados corretamente.

Embora simples, fazer curativos pequenos não desobriga quem estiver trocando-o de avisar ao paciente, porque ainda assim pode causar algum desconforto. Evite efetuar a troca nos horários das refeições e avise o paciente da melhora da ferida. Lavar as mãos antes e depois de fazer curativos com água e sabão é primordial, assim como manipular o material através de pinças e gazes, evitando o contato direto e risco maior de infecção. A pele adjacente à ferida deve ser limpa, da área menos contaminada para a mais contaminada, evitando movimentos de vai e vem. Havendo crostas e detritos, estes devem ser removidos com cuidado, podendo lavar a ferida com soro fisiológico em jato, antes de fixar o curativo propriamente dito com atadura ou esparadrapo.

Ao fazer curativos em certos locais, é desaconselhável o uso do esparadrapo, devido à motilidade (articulações), presença de pelos ou secreções. Nestes casos, a atadura deve ser utilizada de maneira que não afrouxe nem comprima demais a área protegida. O enfaixamento dos membros deve iniciar-se da região dista para a proximal, e não deve causar nenhum tipo de desconforto ao paciente. Ao usar esparadrapo, ele deve ser colocado inicialmente sobre o centro do curativo para depois ser pressionado suavemente para baixo em ambas as direções, evitando o tracionamento excessivo da pele e futuras lesões. Esparadrapos devem ser fixados sobre áreas limpas, isenta de pêlos, desengorduradas e secas, aderindo-o à pele de forma completa e sem dobras, sem esquecer que nas articulações ele deve ser colocado em ângulos retos, em direção ao movimento.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar