Escaras

Escaras: conheça alguns métodos de tratamento

Publicado em 18 de janeiro de 2017

Veja como tratar as úlceras de pressão atentando para observação, prevenção, alimentação, curativos e outros procedimentos que visem o conforto e o cuidado com pacientes

Escaras, também chamadas de úlceras de pressão e feridas de pressão, ocorrem quando há pressão demasiada sobre determinada parte do corpo humano, causando pontos dolorosos em pacientes que podem necessitar de tratamento em graus diferentes de exigência e cuidado. Por isso mesmo, alguns métodos de tratamento devem ser bastante divulgados para facilitar a vida tanto de quem cuida, como de quem merece ser cuidado.

O primeiro método, por assim dizer, foca na observação da pele do indivíduo, de maneira que se atente a todo corpo, procurando por descolorações, sobretudo em locais que repousam sobre cama ou cadeira de rodas. Geralmente, quando há escaras, é normal haver sangramento e odor ruim, o que pode indicar infecção na ferida, o que caracteriza a necessidade imediata de procurar ajuda médica. Em casos de úlceras de pressão sobre controle, o melhor método a ser colocado em prática é saber apoiar e proteger o corpo dos pacientes. Nestes casos, o melhor a fazer é aliviar a pressão sobre as feridas existentes. Indivíduos em camas ou cadeiras de rodas devem ser reposicionados com freqüência, a fim de evitar o agravamento das lesões. Uma das dicas mais simples, porém mais eficazes, é usar superfícies de apoio e almofadas protetoras, em áreas como joelhos, cotovelos, nádegas, tornozelos e cabeça. Trocar a roupa de cama com freqüência e manter os indivíduos hidratados e com roupas confortáveis complementam o tratamento.

Inspecionar a pele dos pacientes é um método tanto preventivo quanto necessário para aplicação de remédios. Atenção especial deve ser dada à parte inferior das costas, cóccix, calcanhares, quadris, nádegas, joelhos, cotovelos, tornozelos e cabeça. Feridas de pressão nestas regiões devem ser levemente lavadas com água e sabão neutro e hidratadas com loção para evitar o ressecamento. Curativos trocados a toda hora também contribuem para a correta proteção de escaras. Em caso de infecções, o profissional médico pode receitar um antibiótico tópico para ser aplicado diretamente sobre a escara. Por fim, mas não menos importante, é primordial que a alimentação esteja em dia, ou seja, o consumo de alimentos ricos em vitaminas seja freqüente. Uma boa nutrição, aliada ao corpo hidratado e a um peso adequado para cada tipo de indivíduo contribuem para o não aparecimento de escaras ou, em caso de aparecimento, do pronto tratamento às úlceras de pressão. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está localizada em Florianópolis/SC e dispõe de corpo médico especializado, bem como de acomodações e recursos tecnológicos para atender pacientes que necessitem de tratamento para feridas crônicas.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em tratamento de escaras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar