Escaras medidas preventivas devem ser constantes e individualizadas

Escaras: medidas preventivas devem ser constantes e individualizadas

Publicado em 24 de maio de 2022

Descubra quais são ações de prevenção para evitar o surgimento ou o agravamento de escaras

Escaras são lesões na pele que variam de acordo com a extensão e a profundidade. Mas você já se perguntou como elas surgem? E como podem ser prevenidas? Neste texto, você irá descobrir dicas para lidar com pacientes, ainda que não seja um profissional ligado à área de saúde.

Principal causa é deficiência na irrigação de sangue e oferta de nutrientes em algumas regiões do corpo

As úlceras de decúbito, como também são chamadas, têm como causa principal a deficiência prolongada na irrigação de sangue e na oferta de nutrientes em determinada área do corpo, em virtude da pressão externa exercida por um objeto contra uma superfície óssea ou cartilaginosa. Saiba como é possível prevenir o aparecimento das escaras:

Mudança de posição

A medida preventiva essencial deve estar direcionada com cuidado redobrado aos pacientes com pouca ou nenhuma mobilidade. Isso envolve idosos acamados, indivíduos em cadeiras de rodas e pessoas hospitalizadas em razão de cirurgia. Esses pacientes, sobretudo, devem ter suas posições alteradas de duas em duas horas, para aliviar os pontos de pressão na pele nas áreas mais vulneráveis;

Suporte

A mudança de posição por si só é válida. Porém, em se tratando de úlceras de pressão, o ideal é a utilização de travesseiros e almofadas sob cotovelos, calcanhares, nuca e outras áreas mais expostas. Essa ação evita o contato direto com superfícies mais duras;

Hidratação da pele

Sempre respeitando as individualidades de cada pessoa, a inspeção diária da pele é fundamental, assim como sua hidratação com cremes especiais, cuidadosamente, para massagear as regiões com maior propensão a desenvolver escaras;

Dieta

Dieta balanceada em conjunto com outras ações, rica em proteínas, auxilia o organismo e ajuda a combater o surgimento das lesões. A alimentação supervisionada por um nutricionista colabora, também, para melhor cicatrização de feridas, caso elas surjam.

Naturalmente, existem outras ações e medidas preventivas contra o aparecimento de escaras: não esfregar a pele, usar roupa de cama de algodão e trocar com frequência fraldas de pacientes com incontinência urinária e/ou fecal, entre outras.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está localizada em Florianópolis/SC, e atua nos cuidados com pacientes que fazem parte do grupo de risco para desenvolver escaras.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar