Feridas abertas: cuidados básicos para tratar
Como evitar a infecção em feridas abertas e ter uma cicatrização sadia no local
A pele é o maior órgão do corpo humano, o escudo protetor que evita o contato com germes e micróbios do ambiente com o organismo. Uma ferida é a porta de entrada para infecções e, por consequência, doenças. É preciso ter muita atenção no manuseio e formas de tratamento para que não haja contaminação no local e agravar o ferimento. As feridas abertas são divididas pelo tipo de lesão e podem ser incisas ou cortantes, perfurante, escoriação, laceração, contusa e queimadura. Além disso, são classificadas segundo o grau de contaminação, podendo ser limpas, contaminadas e feridas infectadas.
Higienizar é o primeiro passo. É muito importante lavar com água e sabão a área afetada no caso de lesões acidentais, como cortes e ralados, e as mãos também com álcool gel, sabendo que é preciso evitar o contato da água na hora do banho para que a sujeira do corpo não passe pelo ferimento. De acordo com especialistas, a temperatura da água nesse momento deve ser morna, aproximando à corpórea para que haja um pleno restabelecimento da pele.
A limpeza das feridas abertas deve ser mantida em cada troca de curativo, principalmente em situações onde a área contaminada tem contato externo com frequência. Há de se tomar cuidado com o tipo de curativo para que a pele machucada não grude e cause uma nova lesão, como nos casos de escoriações. Ocorrendo sangramento, é preciso usar um pano limpo para comprimir o local. Cada lesão tem o procedimento correto a seguir. Para lesões mais profundas e cortes extensos, a avaliação médica é indispensável por haver necessidade de sutura, porém, a limpeza inicial faz-se necessária mais uma vez.
É preciso estar atento ao local lesionado para evitar infecções mais graves, como um edema, saída de pus ou febres. Todo o cuidado é primordial para que a cicatrização das feridas abertas ocorra sem problema algum ao paciente.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui