Feridas Crônicas – o que são e como tratar
Saiba o que são feridas crônicas, como diferenciar os diversos tipos e a maneira correta de tratar
As feridas crônicas – ou úlceras crônicas – interferem diretamente no dia a dia de doentes, causando impacto na imagem corporal e tornando-os mais suscetíveis às infecções, de maneira que são um verdadeiro desafio para quem convive com elas e para os profissionais de saúde, sobretudo pela sua dificuldade em cicatrizar.
Entre as feridas crônicas mais comuns, as úlceras diabéticas atingem em torno de 15% dos portadores de diabetes mellitus. A neuropatia, perda de sensibilidade nas extremidades inferiores e a doença vascular periférica geram uma úlcera no pé e mais da metade dos doentes atingidos desenvolverão uma segunda úlcera.
As úlceras vasculares apresentam etiologia venosa, arterial ou mista. As feridas crônicas venosas são o tipo mais frequente e afetam três vezes mais mulheres do que homens. Sua causa está relacionada com a existência de insuficiência venosa crônica, em que o fluxo normal de sangue em direção à aurícula direita é deficiente, e o sangue acumula-se nas veias dos membros inferiores causando um aumento na pressão intravenosa, estase venosa e edema. Já as feridas crônicas de origem arterial são produzidas quando o fluxo sanguíneo para os membros inferiores está diminuído, resultado em isquemia e necrose dos tecidos. As de origem mista são a combinação da hipertensão venosa crônica com patologias arteriais periféricas.
Úlceras de pressão são feridas crônicas na pele e tecidos moles provocadas por isquemia tecidual decorrente de uma pressão externa prolongada. Atua principalmente em pessoas com alterações de mobilidade, com alterações na circulação periférica, alterações do nível de consciência ou subnutridas. Alguns fatores são primordiais para o aparecimento de úlceras de pressão, tais como atrito, fricção, umidade e contato prolongado com fezes ou urina.
A causa principal da não cicatrização das feridas crônicas é o tratamento inadequado da sua real etiologia. Antes das úlceras crônicas, é preciso eliminar ou controlar a patologia de base ou os diversos fatores que podem dificultar uma cicatrização correta. Embora sejam muitos os fatores que dificultam a cicatrização, é notório que a melhoria do estado geral de saúde com hábitos de vida saudáveis traz benefícios ao processo de cicatrização. Quanto às feridas crônicas, o tratamento localizado visa obter tecido de granulação bem vascularizado e sem sinais de infecção, tendo importância crucial no tratamento, contribuindo para uma cicatrização mais rápida.
A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, possui toda infraestrutura necessária e conta com profissionais capacitados para receber doentes no tratamento das feridas crônicas.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui