Ferimentos

Ferimentos: Cuidados com diabéticos

Publicado em 17 de março de 2016

A dificuldade de cicatrização de ferimentos é uma das principais características do diabetes. Isso se deve porque o excesso de açúcar no sangue afeta a circulação e a capacidade do organismo de combater uma infecção. Dessa forma, um simples machucado, se não for tratado corretamente, pode se tornar algo mais sério e trazer maiores complicações para o paciente.

Cicatrização de ferimento 

O diabetes, quando descompensado, gera complicações vasculares e, por consequência, compromete a circulação sanguínea e prejudica o processo de cicatrização de ferimentos. Mesmo que o machucado seja pequeno e superficial, é preciso tratar com cuidado para não desenvolver uma infecção, pois o tratamento ficará mais doloroso e, por vezes, pode se agravar e necessitar de amputação do membro.

Em alguns casos, o tratamento pode exigir a utilização da câmara hiperbárica, um aparelho que ajuda na cicatrização de feridas e indicado especialmente para portadores de diabetes. O número de sessões caria de acordo com o grau de comprometimento da lesão. O uso da câmara reduz drasticamente as chances de necessidade de amputação.

Cuidados com a demora da cicatrização 

O ideal é que o diabético observe atentamente o local do ferimento e se houver demora para o início do processo de cicatrização ou for percebido um princípio de infecção, deve-se procurar uma ajuda médica. Deve-se ficar atento se o local do machucado apresenta calor, dor, inchaço e perda de função. Nunca use medicamentos e realize tratamentos por conta própria, pois eles podem agravar a situação. Portanto, utilize apenas produtos e realize procedimentos indicados pelo médico.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar