Cirurgia Pediátrica

Fimose em crianças: quando a cirurgia pediátrica é necessária?

Publicado em 28 de março de 2018

A avaliação do médico especialista vai determinar se há indicação ou não de cirurgia pediátrica em caso de fimose infantil

Uma das primeiras preocupações de todas as mães de meninos é saber se o filho tem fimose. Logo depois é saber se vai precisar de cirurgia pediátrica. Antes de tudo é importante esclarecer o que é fimose.

Trata-se de um de uma pele que recobre a glande, dificultando a higiene e a saída da urina. Essa pele tende a se separar de forma gradual para que haja complicações maiores como uma possível infecção. Saiba abaixo algumas informações importantes para esclarecer todas as dúvidas sobre a fimose:

ATENÇÃO! PODE SER FIMOSE OU NÃO: os pais devem ficar atentos para saber se é fimose ou não. É preciso verificar se o prepúcio está fortemente preso e que não desce totalmente. Para elucidar essa questão, é preciso a análise do pediatra. Caso a pele desça levemente e não exista nenhuma pressão na pele, o diagnóstico de fimose é descartado;

OPERAÇÃO DE FIMOSE: toda, e qualquer evolução, será analisada pelo pediatra, que irá verificar a necessidade de encaminhar para um urologista infantil. Nesse caso, o especialista fará sua consulta para indicar ou não a cirurgia pediátrica. Caso positivo, a criança deve ter entre sete e dez anos para passar por tal procedimento. A intervenção é a última opção para corrigir o problema da criança;

PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO: não é uma cirurgia complicada, portanto não é preciso muito alarde. A anestesia é local e a circuncisão um processo rápido e simples. O incômodo maior fica para os dias seguintes por conta de repouso e, principalmente na hora de urinar.

É fundamental que o pediatra acompanhe a evolução natural da pele para confirmar ou descartar a necessidade da cirurgia pediátrica. Não havendo indicação para a operação, o pediatra irá receitar pomadas com corticoide para ajudar a separar o prepúcio.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está localizada em Florianópolis, Santa Catarina, e desde 2013 conta com o espaço Cepelli Kids, preparado para receber, atender e cuidar de casos de cirurgia pediátrica, com consultas de especialidades, procedimentos cirúrgicos de urgência, pequenas cirurgias e doenças cirúrgicas de recém-nascidos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar