prevenção de queimaduras

Hábitos diários aumentam a prevenção de queimaduras

Publicado em 14 de setembro de 2016

Mais atenção no ambiente doméstico colabora com a prevenção de queimaduras

Queimadura é um assunto sério. Causa muita dor, e muitas vezes pode gerar sérias lesões na pele. A queimadura pode ser provocada por líquido quente, fogo ou calor, produtos químicos, rede elétrica e eletrodomésticos. Por isso, é de extrema importância tomar medidas para prevenção de queimaduras e evitar maiores danos à saúde.

Para começar, a informação mais importante sobre prevenção de queimaduras é manter as crianças longe da cozinha enquanto o fogão estiver em uso. Essencial também estar atento em deixar os cabos das panelas para dentro e, nunca para fora, correndo o risco de alguém esbarrar e deixar cair o conteúdo quente. Outro ponto nesse caso é evitar toalhas compridas na mesa para que a criança não tropece ou puxe sem querer, ocasionando a queda da comida quente. Claro que queimaduras podem acontecer de outras formas. O fogão não é o maior inimigo e responsável das queimaduras domésticas, mas é o principal causador desse acidente que pode causar lesões graves, dependendo da situação perante a exposição da pele.

Outros fatores podem causar pequenos ou grandes machucados. Alguns cuidados diários ajudam na prevenção de queimaduras e pequenas mudanças de atitudes dentro de casa podem evitar esse tipo de acidentes e suas graves consequências. Uma dica valiosa é ter total atenção após o uso do ferro de passar roupa, grande responsável por queimaduras em crianças. Primeiro, desligar o aparelho assim que terminar e depois, guardar em local longe do alcance das crianças e evitar deixar deitado quando ainda estiver quente.

O gás também é um vilão causador de queimaduras graves. É primordial que o registro esteja sempre fechado quando o fogão não estiver em uso. Esse gesto pode evitar uma grande tragédia. Velas, isqueiros, fósforos, álcool e produtos do tipo solventes também são responsáveis por acidentes domésticos que podem causar danos ao ambiente e queimaduras sérias, por isso devem ser guardados em locais seguros e longe do alcance de crianças e idosos. Atenção redobrada em velas acesas perto de cortinas. Um vento mais forte e a chama acesa bastam para causar um incêndio de proporções gigantes. É sempre importante lembrar que a prevenção de queimaduras não tem hora nem local para ser posta em prática. O cuidado deve ser constante.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar