Aguarde, carregando...

Notícias

Hérnia Inguinal em Crianças: como o cirurgião pediatra deve proceder

Hérnia Inguinal em Crianças: como o cirurgião pediatra deve proceder

Conheça as causas, os sintomas, o tratamento e o papel do cirurgião pediatra nos casos de hérnia inguinal infantil

Procedimentos cirúrgicos, por menores que sejam, ensejam sempre alguns cuidados por parte de médicos e pacientes. Em se tratando de crianças, há a necessidade de toda uma preparação, inclusive dos pais, para que o momento ocorra da forma mais natural e tranquila possível. O cirurgião pediatra, neste sentido, desempenha papel fundamental. Casos de hérnia inguinal, por exemplo, são mais comuns em crianças do que em adultos e atingem, sobretudo bebês do sexo masculino e prematuros. Saiba mais como a equipe médica deve proceder em casos assim, suas causas e seus sintomas:

A HÉRNIA INGUINAL: trata-se de uma saliência de consistência mole situada na virilha em razão de uma abertura incomum na parede abdominal. Protuberante e em forma de nódulo, seu surgimento é mais comum entre as crianças devido a uma má formação e ela pode ser percebida pelo cirurgião pediatra em um exame de rotina;

CAUSAS DE APARECIMENTO: em geral, o que causa o aparecimento da hérnia inguinal é a abertura inadequada que surge na parede muscular do abdômen, uma vez que o canal inguinal da parede abdominal é extremamente frágil. Tal abertura é a responsável pelo surgimento da hérnia, uma vez que permite que parte do intestino passe por ela, formando um nódulo na região da virilha. Como o canal inguinal não se fecha corretamente em alguns casos, parte do intestino encontra passagem e se aloja na virilha. Em meninos, pode ocorrer o surgimento da hérnia inguinal na própria bolsa escrotal;

PRINCIPAIS SINTOMAS: dor e desconforto na região, principalmente ao realizar algum esforço físico é o principal sintoma. Uma das formas de verificar a saliência é quando a criança tosse, chora, pega peso ou faz força para evacuar, entre outros. Outros sintomas comuns são a sensação de fraqueza e a pressão na virilha.

Portanto, ao perceber um nódulo saliente na virilha, o primeiro procedimento deve ser procurar um cirurgião pediatra para se orientar, até mesmo porque o único tratamento viável é por meio de cirurgia. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está situada em Florianópolis, Santa Catarina, e está preparada para receber casos infantis de doenças cirúrgicas mais comuns em crianças.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui