Úlcera Diabética

Medidas importantes para prevenir a úlcera diabética

Publicado em 8 de agosto de 2018

A prevenção é o melhor caminho para evitar a úlcera diabética e assim, evitar o agravamento da ferida e suas consequências para os pacientes

A úlcera diabética é uma complicação causada pela diabetes mellitus. É uma situação de risco para os pacientes pois, em casos mais graves pode levar a amputação do membro. Por isso, é fundamental uma inspeção nos pés dos diabéticos, seja por ele mesmo, por algum familiar ou em visitas periódicas ao médico.

Conheça mais as causas de seu aparecimento e como tratar em ocorrências assim:

TRATAMENTO PREVENTIVO: uma análise diária é o caminho para impedir que o pior aconteça. Portanto, deve ser levado em consideração qualquer ferida ou ponto dolorido que desponte. Independente de forma ou tamanho, precisa ser levado a sério. Além disso, manter o local limpo e higienizado com água e sabão para hidratar com loções indicadas para manter a pele saudável. Isso evita lesões e rompimentos.

CUIDADOS BÁSICOS: pode parecer bobagem mas os sapatos devem oferecer o suporte adequado ao paciente. Um calçado apertado ou impróprio pode provocar um início da úlcera diabética. Escolher tênis e meias esportivas é uma solução apropriada. Para pacientes que necessitam de cuidados especiais é indicado o uso de sapatos feitos sob medida.

NÃO É INDICADO: é importante lembrar ao paciente que compressas quentes, almofadas térmicas e agentes tópicos (peróxido de hidrogênio, iodo e adstringentes) estão proibidos de serem usados. Pequenas lesões, infecções, cortes, arranhões ou bolhas podem se agravar para uma úlcera diabética se forem tratadas com essas medidas caseiras que impedem sua cicatrização.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, é referência no tratamento da úlcera diabética e suas consequências. Com experiência no atendimento de pacientes com tal lesão que demanda cuidados especiais. Está localizada em Florianópolis, Santa Catarina, oferecendo um tratamento humanizado e tecnologia de ponta.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Úlceras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar