Inchaço nas pernas

O que causa inchaço nas pernas?

Publicado em 26 de janeiro de 2021

Inchaço nas pernas? Veja o que pode ser e como prevenir!

Pode ser que você tenha notado um pequeno inchaço nas pernas uma vez ou outra e tenha simplesmente achado que era excesso de peso ou calor! Mas, a questão é, o que causou e o que mais isso pode causar para sua saúde. Por isso é necessário ficar atento o tempo todo.

O que causa o inchaço nas pernas?

O inchaço nas pernas pode ser um sinal de que algo no seu corpo não está muito bem. Geralmente vem acompanhado de dor, desconforto e talvez até coceira. Por isso, é preciso ficar atento a esses inchaços e procurar um médico o mais rápido possível. Veja abaixo as principais causas de inchaço nas pernas e saiba como se prevenir:

Problemas de circulação

Uma das causas são os problemas de circulação de sangue. A insuficiência venosa, que geralmente se agrava com a idade avançada, pode causar inchaço nas pernas, varizes, trombose e outras doenças perigosas à saúde. É preciso ir ao médico para avaliar a situação e deixar o sedentarismo de lado, pois é ainda mais prejudicial para problemas de circulação.

Insuficiência renal

Os rins filtram o sangue e removem as toxinas do corpo, enviando-as diretamente para a bexiga, onde as elimina através da urina. A insuficiência renal ocorre quando os rins perdem essa capacidade de filtrar o sangue e um dos principais sintomas desse problema é o inchaço nas pernas e tornozelos, por conta da retenção de líquido.

Obesidade

Outro grande problema de é o excesso de peso e obesidade. O peso excessivo provoca sobrecarga nos membros inferiores, o que contribui para a retenção de líquido e até dificuldades de circulação do sangue.

Torções e fraturas

Uma outra causa muito comum para gerar inchaço nas pernas é a torção do tornozelo e fraturas. Quando os ligamentos que rodeiam o tornozelo são empurrados para além desses limites, acontece uma entorse, gerando o inchaço. No caso da fratura, pode variar de uma rachadura a uma ruptura completa.

Como prevenir o inchaço

Para prevenir o inchaço nas pernas, procure dormir com elas elevadas sobre um travesseiro ou colocá-las em um puff ou banquinho enquanto estiver sentado assistindo televisão, por exemplo. Outra dica boa é utilizar meias de compressão, mas elas devem ser indicadas por médicos angiologistas.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013 com profissionais especializados, tecnologia de última geração e atendimento humanizado no tratamento de pacientes. Agende hoje mesmo a sua consulta em uma das nossas unidades!

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar