cirurgia plástica para queimaduras

O que você precisa saber sobre cirurgia plástica para queimaduras

Publicado em 2 de novembro de 2016

Aguda ou reconstrutiva, a cirurgia plástica para queimaduras deve ser realizada a fim de se alcançar o melhor resultado

Queimaduras podem ser incidentes tão graves a ponto de serem tratados cirurgicamente. Após avaliação médica e profissional, é possível definir em que categoria da cirurgia plástica para queimaduras o paciente se encontra: aguda ou reconstrutiva. No primeiro caso, a intervenção é imediata à ocorrência da lesão, enquanto que na segunda categoria muitas vezes cabe uma internação com tratamento ambulatorial. Em casos de grandes queimaduras ou queimaduras em áreas críticas do corpo humano, a presença de cirurgiões especializados pode ser determinante para a obtenção dos melhores resultados.

A cirurgia plástica para queimaduras reconstrutiva se faz necessária quando os ferimentos iniciais já estão cicatrizados, com o duplo objetivo de melhorar a função e a aparência estética das cicatrizes. A relação médico-paciente, por se tratar de uma lesão em muitos casos bastante grave, pode durar anos em função dos longos tratamentos a que são submetidos os indivíduos e da necessidade de acompanhamento decorrente da cirurgia plástica para queimaduras. Importante frisar que pacientes que passam por este procedimento têm em mente que as cicatrizes de queimadura não desaparecerão por completo, porém podem e devem melhorar o aspecto de forma significativa. Cicatrizes limitadoras de movimentos em pescoço, ombros, mãos ou pernas, por exemplo, podem ser beneficiadas pelos processos de liberação de contraturas da cicatriz. Ótimos resultados também são obtidos em cirurgia plástica para queimadura em cicatrizes que prejudicam pálpebras, lábios, nariz ou perda de cabelo.

Para todos os pacientes é primordial que agendem uma consulta pessoal com o cirurgião plástico. Empatia, sinceridade e confiança são fundamentais para que os objetivos traçados sejam superados. Trabalhando em conjunto, médico e paciente têm melhor entendimento sobre o procedimento, dúvidas e benefícios, uma vez que cada paciente é único e cabe ao profissional encaminhar o tratamento e a técnica cirúrgica que melhor se adéqua ao indivíduo.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar