O tratamento de queimadura solar com bolhas
Veja como minimizar os efeitos de queimadura solar com bolhas e caso necessário busque acompanhamento médico
Muitas são as informações acerca do tratamento de queimadura solar com bolhas em razão da exposição exagerada e desprotegida ao sol. A falta de cuidados com a exposição solar é, certamente, a maior vilã das queimaduras solares, e ocorre quando a exposição aos raios UV é maior que a capacidade de resistência da pele. É possível notar essa queimadura após um longo período de exposição ao sol, sem o devido uso de protetor solar.
Segundo especialistas, a queimadura pode passar por vários estágios, da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação. Coceira e sensibilidade extrema no local podem persistir por várias semanas. O horário de exposição ao sol deve ser controlado e evitado entre 10h e 16h, período em que os raios do sol são mais fortes. Com relação ao protetor solar, cada aplicação deve ser feita a cada duas horas.
Porém, caso a prevenção deixe de ser feita, e as bolhas consequentes da exposição exagerada ao sol sejam inevitáveis, o tratamento de queimadura solar requer alguns cuidados. A radiação emitida pelo sol queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, causando inflamação. A formação de bolhas, assim como a pele ardida e inchada, traz incômodos que podem ser suavizados com o uso de compressa de água gelada, ajudando a baixar a temperatura corporal.
Também em caso de bolhas no tratamento de queimadura solar, é necessário evitar exposição ao sol, água quente e o uso de esponja e esfoliante na região atingida. Não se deve estourar as bolhas por conta própria e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxar a pele. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer. Beba bastante água gelada, sucos naturais e água de coco, pois são bebidas que combatem a desidratação.
Em caso de febre, é importante procurar ajuda médica. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está apta a receber pacientes para o tratamento de queimadura solar. Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e, em alguns casos, necessitar de medicamentos e acompanhamento especializado.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui