Aguarde, carregando...

Notícias

Prevenção de queimaduras: como proteger crianças em caso de acidentes

Prevenção de queimaduras: como proteger crianças em caso de acidentes

Para Sociedade Brasileira de Queimaduras, prevenção de queimaduras é o melhor caminho para evitar acidentes e mortes causados pela curiosidade infantil

A estimativa, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, é preocupante: cerca de 1 milhão de acidentes envolvendo queimaduras ocorrem por ano, no Brasil, dos quais 300 mil em crianças. Causados principalmente pela curiosidade que norteia qualquer criança – além da falta de noção de perigo – os exemplos vão desde puxar cabos de panela e toalhas de mesa até o contato com fios elétricos e o ‘campeão’ colocar os dedinhos na tomada. Diante de tantas, digamos, ‘oportunidades’ o melhor caminho a seguir para evitar acidentes e mortes de crianças é a prevenção de queimaduras.

Entre os acidentes que ocorrem com maior freqüência envolvendo crianças de até seis anos, está a escaldadura, causada pelo contato com líquidos quentes. Já dos oito aos doze anos, as principais lesões são resultado do contato com combustíveis inflamáveis, como gasolina, querosene e álcool líquido de uso doméstico. Um dos dados mais alarmantes, porém possível de ser reduzido com a prevenção de queimaduras por parte dos pais e familiares: 70% dos acidentes acontecem em casa, sobretudo na cozinha. Para prevenir, adote cuidados simples, como não deixar a criança sozinha em qualquer ambiente da casa, não permitir que a criança cozinhe e nem cozinhar com ela no colo, não forrar as mesas com toalhas de pontas compridas que possam ser puxadas, testar a temperatura dos alimentos e bebidas antes de oferecer à crianças e informar e conscientizar sobre o perigo das queimaduras, entre outros.

No entanto se, ainda com a prevenção de queimaduras, ocorrer algum acidente, a primeira atitude é interromper o processo de queimadura da pele, lavando o local com água corrente em temperatura ambiente, até que haja alívio. Em seguida, busque ajuda médica para avaliar o grau da queimadura e indicar os cuidados necessários. Em hipótese nenhuma, aplique margarina, pasta de dente, urina, café, clara de ovo ou até mesmo alguma pomada na região, pois isso pode agravar o ferimento. E lembre-se sempre: a melhor solução é a prevenção de queimaduras para proteger as crianças.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui